PUBLICIDADE

Climatempo

Última semana de abril irá marcar a primeira onda de frio de 2016

Sul do Brasil terá geada nesta semana.

25 abr 2016 - 11h08
Compartilhar
Exibir comentários

Atualizado 25/04/2016

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi de sol e calor intenso na maior parte do Brasil.

* A semana passada foi marcada por uma grande massa de ar seco que atuou sobre o Brasil central. Este sistema bloqueou o avanço de frentes frias e dificultou a formação de nuvens de chuva. Como pode ser visto na Figura 1, a maior parte do Brasil não teve chuva na semana passada e, além disso, o calor esteve acima da média para esta época do ano.

* Ao longo da semana, uma frente fria ficou por vários dias bloqueada entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai e provocou temporais na fronteira. No fim de semana, uma nova e forte frente fria chegou ao Estado e provocou mais chuva na fronteira e também conseguiu provocar chuva em outras áreas do Estado. No final da tarde de domingo (24), houve registro de tornado em São Miguel das Missões.

* No Norte do país, as chuvas fortes e volumosas se concentraram no extremo norte da Região. No Nordeste, ocorreram várias pancadas de chuva pela faixa litorânea.

Foto: Climatempo

 Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 18 e 24 de Abril.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Última semana de abril irá marcar a primeira onda de frio de 2016

* Uma forte frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no fim de semana irá romper o bloqueio atmosférico que atuou sobre grande parte do Brasil neste mês de abril. Este sistema também vem acompanhado de uma forte massa de ar polar que irá provocar a primeira onda de frio deste ano. Na maior parte da Região Sul  e no sul de Mato Grosso do Sul, há condições para a formação de geada nesta semana (especialmente entre a quinta e a sexta-feira - 28 e 29 de abril).

* Com o rompimento do ar bloqueio atmosférico, volta a chover nesta semana por todas as Regiões do país. Há risco de temporais. Em algumas áreas da Região Sudeste, o volume acumulado pode variar entre 70 e 100 mm.

* Na Região Norte, a chuva será muito volumosa especialmente em Roraima e no extremo norte do Amazonas.

Foto: Climatempo

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 26 e 30 de Abril.

* Maio vai começar com a umidade elevada em grande parte do país e ocorrem algumas pancadas de chuva.

Foto: Climatempo

Figura 3:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 01 e 05 de Maio.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade