PUBLICIDADE

Climatempo

Temporais para o PR e SC no decorrer desta semana

5 out 2015 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

Atualizado 28/09/2015

Foto: Climatempo

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Primavera começou com calor extremo.

* A primavera começou oficialmente na semana passada, no dia 23 de setembro às 05h20, no horário de Brasília. A nova estação teve início com calor extremo na maior parte do Brasil. Um sistema de alta pressão atuou como uma barreira meteorológica e concentrou a chuva no sul do Rio Grande do Sul, enquanto que em quase todas as outras áreas do país, a maior parte da semana foi marcada por dias ensolarados e extremamente quentes e secos.

* Somente no fim da semana é que uma frente fria conseguiu romper o bloqueio e avançou pelas demais áreas do Sul e sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste, provocando alguns temporais. 

* Entre os dias 21 e 27 de setembro, os maiores volumes de chuva foram observados no sul do Rio Grande do Sul, mas, com o rompimento do bloqueio no fim da semana, também foram registrados volumes expressivos nas demais áreas da Região Sul e também em algumas áreas isoladas de Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 21 e 27 de setembro.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Temporais para o PR e SC no decorrer desta semana.

* Esta semana começou com uma frente fria na Região Sudeste e uma massa de ar seco no Sul do Brasil.

* Apesar do predomínio de sol na Região Sul até a terça-feira (29), a partir de quarta-feira (30), novas áreas de instabilidade voltam a provocar temporais entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná. A Figura 2 mostra que até o dia 03 de outubro, são esperados de 70 a 100 mm na maior parte desta região, com alguns pontos que podem superar 200 mm no sudoeste do PR e no oeste de SC.

* A chuva também será forte e volumosa no decorrer da semana no sul de Mato Grosso do Sul e, até o fim da semana, novos temporais podem ocorrer em áreas isoladas de São Paulo, do Rio de Janeiro e do centro-sul de Minas Gerais.

* No Nordeste do país, o tempo permanece quente e muito seco na maior parte da Região.

* Na Região Norte, o calor continua intenso e a chuva é mal distribuída e não deve acumular volumes expressivos na maioria das áreas.

 Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 29 de setembro a 03 de outubro.

* No período entre 04 e 08 de outubro, a umidade estará mais elevada na maior parte do país e pode voltar a chover em áreas do norte da Região Sudeste e também pelo interior do Nordeste, porém, os volumes acumulados previstos são baixos.

 Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 04 a 08 de outubro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade