PUBLICIDADE

Climatempo

Temporal provoca morte e danos à rede elétrica no RS

Homem morreu eletrocutado com a queda de um fio de alta tensão em Novo Hamburgo

30 jan 2016 - 00h33
(atualizado às 11h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Temporal com ventos de mais de 100km/h causa danos em Porto Alegre
Temporal com ventos de mais de 100km/h causa danos em Porto Alegre
Foto: Ciro Lima / @cirosalla/Twitter

No dia mais quente deste verão, com a temperatura chegando a 39 graus em Campo Bom, região metropolitanam de Porto Alegre, e 38 graus em Porto Alegre, um forte temporal atingiu vários municípios do Rio Grande do Sul durante à tarde, derrubando árvores e postes, causando danos à rede elétrica. Em Novo Hamburgo, José Moacir dos Santos, de 22 anos, morreu eletrocutado com a queda de um fio de alta tensão. Em Campo Bom uma casa desabou com o temporal.

Teto de shopping de Porto Alegre cai com ventos de 100km/h:

Na Vale dos Sinos, os bairros de Novo Hamburgo, São Sebastião do Caí, Campo Bom e São Leopoldo ficaram sem luz provocada pela queda de 15 alimentadores. Em Porto Alegre, houve quedas de quatro postes e dois alimentadores também foram danificados deixando parte da zona norte sem energia.

Grandes áreas de nuvens carregadas voltaram  a se espalhar sobre o Sul do Brasil trazendo de volta as tempestades. Calor, o avanço de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul e a baixa pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e Paraguai geraram as nuvens carregadas que começaram a provocar tempestades na sexta-feira.

O temporal sobre Grande Porto Alegre na noite do dia 29 veio com rajadas de vento de quase 90 km/h derrubando árvores na capital gaúcha. O aeroporto Salgado Filho registrou uma rajada de 87 km/h. Já o Inmet registrou rajadas de 92 km/h em Rio Pardo e de 82 km/h em Cruz Alta.

As áreas de instabilidade se espalham sobre os três estados do Sul e nuvens muito carregadas vão se formar provocando temporais em muitas cidades dos três estados durante todo o fim de semana. Além da chuva forte, a população deve ficar atenta para os raios, problemas causados pela ventania e também o risco de granizo.

*** Com informações da Agência Brasil

Registro dos estragos provocados por forte temporal que atingiu Porto Alegre. Imagem do bairro Rio Branco
Registro dos estragos provocados por forte temporal que atingiu Porto Alegre. Imagem do bairro Rio Branco
Foto: Alana Pereira / @bamp/Twitter
Agência Brasil Agência Brasil
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade