PUBLICIDADE

TEMPORAIS NA FRONTEIRA DO RS COM O URUGUAI

4 abr 2016 - 09h50
Compartilhar
Exibir comentários

Atualizado 04/04/2016

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Semana foi com chuva forte e volumosa no Norte e no Nordeste do Brasil.

* Na semana passada, a Zona de Convergência Intertropical favoreceu a ocorrência de chuva frequente, forte e volumosa em áreas do Norte e do Nordeste do Brasil. Na Figura 1, pode-se observar mais de 100 mm acumulados em uma extensa faixa que vai desde o oeste da Paraíba até a região de Manaus (AM).

* Nas demais Regiões do Brasil, os volumes acumulados foram muito inferiores. O predomínio foi de sol na maioria das áreas, a temperatura esteve elevada e a chuva aconteceu de forma muito localizada.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 28 de Março e 03 de Abril.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Temporais na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.

* Nesta semana, áreas de instabilidade ficam bloqueadas entre o Uruguai, a Argentina e o Rio Grande do Sul. Na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a chuva irá acontecer com frequência ao longo de toda a semana e são esperados eventos de chuva intensa, raios, granizo e ventania. Até o fim da semana, algumas cidades podem registrar mais de 200 mm.

* Nas demais áreas da Região Sul e também em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste, esta semana terá pouca ou nenhuma chuva. No Centro-Oeste, a maior chance de chuva é para o Estado de Mato Grosso.

* Por enquanto, não há previsão de onda de frio.

* Do Amazonas até o Ceará, a chuva ainda vai ocorrer com frequência nesta semana e há risco para chuvas fortes e volumosas.

Foto: Climatempo

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 05 e 09 de Abril.

* No período entre 10 e 14 de abril, o Brasil central terá o predomínio de uma massa de ar seco. As chuvas vão se concentrar nos extremos do país.

Foto: Climatempo

Figura 3:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 05 e 09 de Abril.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade