PUBLICIDADE

Climatempo

Tempestades se espalham sobre o Sul e MS

RS terá ventania de ciclone extratropical

27 nov 2015 - 23h22
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes aglomerados de nuvens muito carregadas voltaram a se formar sobre o norte da Argentina na noite de sexta-feira, 27 de novembro, e começaram a se espalhar sobre o Sul do Brasil e pelo Paraguai.

Chapecó, no oeste de Santa Catarina, voltou ter chuva forte nesta sexta-feira.

Foto: Climatempo

Na imagem de satélite, estas nuvens aparecem como manchas vermelhas e amarelas. Estas nuvens têm potencial para provocar chuvas muito fortes, ventania e granizo. Correntes frias de vento da direção sudoeste se intensificam sobre a Argentina e empurram estas nuvens para o Mato Grosso do Sul, onde também voltam a ocorrer tempestades neste sábado. Parte desta instabilidade deve chegar ao oeste de São Paulo e também na região de Cuiabá, em Mato Grosso.

Foto: Climatempo

Estas áreas de instabilidade se organizam como uma frente fria que avança para o Sudeste e para o Centro-Oeste no fim de semana. Além disso, entre o Rio Grande do Sul e a província de Buenos Aires está se formando um ciclone extratropical. A forte queda da pressão do ar nesta região gera ventos fortes.

A sexta-feira foi marcada por muita chuva em Montevideo e Buenos Aires. Por causa da l, fortes rajadas de vento, em torno de 50 km/h eram observadas nas duas capitais na noite de sexta-feira, 27. As rajadas devem aumentar neste sábado e serão sentidas também no Rio Grande do Sul. As rajadas de vento mais intensas poderão ser da ordem de 80 km/h.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade