PUBLICIDADE

Climatempo

Tarde mais fria do ano em SP

Pode gear na região metropolitana

7 jun 2016 - 16h12
Compartilhar
Exibir comentários

A umidade alta e a entrada de ar polar em não deixaram a temperatura subir nesta terça-feira (07) e a capital paulista bateu novo recorde de tarde mais fria do ano.

A tarde desta terça-feira (07/06) foi a mais fria do ano, até agora, na cidade de São Paulo, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura máxima não passou de 14,8°C no Mirante de Santana. O recorde anterior de menor máxima era de 16,5°C nos dias 16/05 e 29/04.

Muito frio 

Depois da chuvarada, a população da capital paulista e da Grande São Paulo deve se preparar para dias de muito frio, com noites geladas. Muita gente terá dificuldade para sair dos cobertores de manhã cedo nos próximos dias. Nos próximos dias, todas as cidades irão bater recordes consecutivos de menor temperatura mínima do ano.

Até o fim da semana, a cidade de São Paulo vai bater seu recorde de frio para 2016 e pode gear na região metropolitana. Atualmente, a menor temperatura registrada em 2016 na cidade pelo Instituto Nacional de Meteorologia foi de 9,5°C, no dia 24 de maio.

Prepare-se para dias gelados! Os termômetros podem baixar dos 10°C já nesta quarta-feira.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, do dia 1 até 9 horas do dia 7 de junho, já choveu 203,4 mm na região da estação meteorológica do Mirante de Santana, na zona norte da capital. Isto representa quatro vezes mais chuva do que a média normal para junho, que fica em torno dos 50 mm.

A coleta de dados meteorológicos neste local é feita desde 1943. Este é o terceiro junho mais chuvoso em 73 anos de medições, superado pelo junho de 1983 quando choveu 220,7 mm e pelo junho do ano de 2012, que acumulou 233,7 mm, que é o junho mais chuvoso já registrado no Mirante de Santana. No histórico de dados, de 1943 a 2016, a marca de 200 mm acumulados em junho foi superada apenas nestes três anos.

Não se pode descartar a possibilidade do volume de chuva em junho de 2016 aumentar um pouco mais, pois estamos apenas no sétimo dia do mês. Porém, a chance de chover é bastante baixa nos próximos 10 dias. Depois de uma semana de temporais, o ar polar vai predominar sobre São Paulo durante vários dias. A tendência é de diminuição da umidade e com a temperatura baixa, as condições para a formação de grandes nuvens também fica reduzida.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade