PUBLICIDADE

Sul tem mais temporais nesta 3ª feira

Oeste do RS terá chuva muito volumosa

9 nov 2015 - 18h43
Compartilhar
Exibir comentários

O tempo volta a ficar instável no Sul do Brasil nesta terça-feira, após um dia com várias horas de sol e calor em grande parte da Região. A chegada de uma nova frente fria e uma acentuada queda da pressão atmosférica sobre o norte da Argentina e o Paraguai vão estimular a formação e a expansão de nuvens carregadas sobre toda a Região Sul.

Foto: Climatempo

Depois de um dia com sol e calor de até 33°C no oeste do estado, o Rio Grande do Sul será o primeiro a ter novos temporais. Nesta terça-feira, volumes de acima dos 50 mm poderão ser acumulados em muitas áreas. A Grande já poderá ter chuva pela manhã, mas o risco de chuva forte é maior à tarde e à noite.

Já sobre o Santa Catarina e Paraná, as áreas de nuvens carregadas devem se espalhar mais durante a tarde e na noite desta terça-feira. Há risco de temporais nos estados.

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os efeitos da nova frente fria no Sul e no Sudeste

Semana com chuva

Embora tecnicamente o ar polar da frente fria avance pelo mar e chegue ao Espírito Santo até a quinta-feira, nuvens carregadas vão continuar crescendo sobre a Região Sul. Há risco de chuva forte sobre os três estados pelo menos até a sexta-feira.

Foto: Climatempo

O mapa mostra a estimativa da chuva que deve ser acumulada até sábado, 14 de novembro. Os tons de verde escuro no centro-oeste do Rio Grande do Sul indicam que o volume acumulado pode superar 200 mm.

Este grande volume de chuva vai elevar ainda mais o nível do rio Uruguai na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Segundo informe da Defesa Civil de em 9 de novembro, o rio Uruguai vem subindo 50 cm a cada seis horas. Atualmente a cota é de 12,5 m acima do nível normal.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade