PUBLICIDADE

Climatempo

Sudeste tem muita chuva nesta terça

Semana termina fria e com mar agitado

6 jun 2016 - 23h10
Compartilhar
Exibir comentários

Grandes áreas de instabilidade atuam sobre o interior da Região Sudeste associadas a uma frente fria que avança para o litoral do Espírito Santo nesta terça-feira.

Nas imagens de satélite das 18 horas e das 21 horas da segunda-feira, 6 de junho, o centro e norte de Minas Gerais e o Espírito Santo ainda estavam com pouca nebulosidade, o que representado pelo tom de marrom. Nuvens carregadas (manchas azuladas e vermelhas) se espalhavam sobre São Paulo, Rio de Janeiro, sobre a Região do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Zona da Mata Mineira.

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

A distribuição das nuvens muda nesta terça-feira. A nebulosidade mais carregada vai saindo de São Paulo no decorrer do dia e o risco de novas tempestades vai sendo afastado até o fim da manhã. Mas No Rio de Janeiro, no centro-sul e oeste de Minas Gerais, o risco de temporais ainda é alto o dia todo.

O noroeste de Minas Gerais e o Vale do Jequitinhonha ainda ficam secos e quentes, mas no Vale do Rio Doce e no Espírito Santo, a nebulosidade aumenta e as pancadas de chuva ocorrem à tarde e à noite. Pode chover e ventar forte.

Raios e fortes rajadas de vento podem ocorrer nos quatro estados do Sudeste. Na cidade do Rio de Janeiro, uma rajada chegou aos 71 km/h  às 21 horas no forte Copacabana. Jales, no interior de São Paulo, teve rajada de 64 km/h às 20 horas e Monte Verde, no Sul de Minas, teve duas rajadas de 61 km/h às 18 e às 19 horas. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia

A partir do dia 8, a chuva dá trégua em São Paulo. No Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, a chuva para a partir de quinta-feira, 9 de junho.

Frio à vista

Três massas polares avançam sobre o centro-sul do Brasil nos próximos dias trazendo frio não só para o Sul, mas também para o Sudeste, Centro-Oeste e nova friagem para o Acre e Rondônia.

No Sudeste, a mistura de muita nebulosidade e ar polar baixam a temperatura em São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A sensação de frio no fim da tarde deve ser maior o que ao amanhecer.

A partir do dia 9 de junho, com o reforço do ar polar, a queda da temperatura começa a ser sentida no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, mas de forma leve ainda. Entre os dias 10 e 13, o ar polar vai atuar com mais força.

A ação conjunta destas três massas polares vai fazer com que o Sudeste registre as menores temperaturas do ano até agora.

Geada em São Paulo

Os agricultores do sul de São Paulo devem ficar atentos para um forte resfriamento a partir do dia 8 de junho. Há risco de geada entre os dias 9 e 13 de junho. A temperatura deve ficar próxima de zero em várias áreas da Região.

Mar agitado

O mar vai ficar muito agitado a partir da quarta-feira por causa do deslocamento de um grande ciclone extratropical pela costa da Argentina e do Uruguai. Há risco de ressaca no litoral do Rio de Janeiro na sexta-feira

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade