PUBLICIDADE

Climatempo

Semana com temporais no Rio Grande do Sul

18 abr 2016 - 10h47
Compartilhar
Exibir comentários

Atualizado 18/04/2016

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Bloqueio atmosférico impediu avanço de frentes frias.

* A semana passada foi marcada por uma grande massa de ar seco que atuou sobre o Brasil central. Este sistema dificulta o avanço de frentes  frias e também inibe a formação de nuvens de chuva. A temperatura tem ficado acima do normal para esta época do ano na maior parte do país.

* Como pode ser visto na Figura 1, a chuva volumosa na semana passada se concentrou nos extremos do país. Em algumas áreas da Região Norte, o volume acumulado passou de 100 mm. No Sul do país, choveu forte de forma pontual em algumas localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No Nordeste, choveu forte no fim de semana (entre 15 e 17 de abril) na faixa litorânea entre Pernambuco e Paraíba.

* No Centro-Oeste, o início da semana ainda teve algumas pancadas isoladas de chuva em MT e MS, mas no fim da semana, o ar seco ganhou força por todas a Região.

Foto: Climatempo

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 11 e 17 de Abril.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais no Rio Grande do Sul.

* Esta semana ainda terá a atuação do bloqueio atmosférico sobre o Brasil central e a chuva significativa para a agricultura ainda se concentra nos extremos do país.

 * O calor continuará acima da média no Sudeste e no Centro-Oeste. O bloqueio começa  a enfraquecer no fim de semana (entre 22 e 24 de abril), por isso, na Figura 2, podemos ver indicação para um pouco de chuva no Sudeste, mas que ainda não é representativo para a agricultura.

* Já no Rio Grande do Sul, há previsão para temporais nesta semana. A segunda-feira (18) já começou com uma frente fria na Fronteira do Estado com o Uruguai. No decorrer desta semana, mais duas frentes frias são previstas para avançar sobre o Rio Grande do Sul. Os maiores volumes são esperados para a Fronteira com o Uruguai, mas também há risco de temporais nas demais regiões gaúchas ao longo da semana. A chuva pode vir acompanhada de ventania, raios e queda de granizo. 

* Na costa norte do Nordeste e também em grande parte do Brasil, a chuva será frequente e forte nesta semana.

Foto: Climatempo

Figura 2:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 19 e 23 de Abril.

* No período entre 24 e 28 de abril, são previstos mais temporais no Rio Grande do Sul.

Foto: Climatempo

Figura 3:  Previsão de chuva acumulada entre os dias 24 e 28 de Abril.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade