PUBLICIDADE

Semana com temporais na Região Sul do Brasil

5 out 2015 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

Atualizado 05/10/2015

Foto: Climatempo

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuvas fortes em Mato Grosso do Sul e Paraná.

* Na semana passada, áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão e também a passagem de uma frente fria, provocaram fortes pancadas de chuva em Mato Grosso do Sul e no Paraná. Os maiores acumulados foram registrados no sul de Mato Grosso do Sul e no oeste paranaense, como pode ser visto na Figura 1.

* No decorrer da semana também choveu nas demais áreas do Centro-Oeste e em parte da Região Sudeste. No entanto, a chuva foi irregular e mal distribuída.

* No Nordeste, a semana foi marcada por tempo muito seco. Na Região Norte, as chuvas mais frequentes foram observadas no Acre, no norte de Rondônia e no sul do Amazonas.

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com temporais na Região Sul do Brasil.

* Esta semana começou com tempo firme na Região Sul, mas a partir de terça-feira (06) volta a chover no Rio Grande do Sul e até o fim da semana a chuva aumenta e se espalha por toda a Região. Entre os dias 06 e 10 de outubro, são esperados mais de 100 mm na maior parte da Região, sendo que em algumas localidades do Rio Grande do Sul o acumulado pode passar de 200 mm, o que em poucos dias irá superar a média climática para o mês.

* No Nordeste, há expectativa do aumento da umidade nesta semana. Entre segunda (05) e quarta-feira (07), há condições para pancadas de chuva em grande parte da Região, especialmente pelo interior. Os volumes previstos são pouco significativos, mas a mudança no tempo deve aliviar um pouco o calor intenso. A partir de quinta (08), o ar seco volta a ganhar força sobre a Região.

* Além da Região Sul, entre o meio e o fim da semana, a frente fria também irá provocar chuvas fortes em Mato Grosso do Sul e no interior do Estado de São Paulo.

Figura 2: Previsão de chuva acumulada para o período de 06 a 10 de outubro.

* Entre os dias 11 e 15 de outubro, ainda há previsão de chuva volumosa para Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte do interior paulista.

Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 11 a 15 de outubro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade