PUBLICIDADE

Semana com chuva frequente e volumosa em grande parte do Sudeste

26 out 2015 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários

Atualizado 26/10/2015

Foto: Climatempo

Análise das condições do tempo no Brasil na última semana: Chuva acima do normal em grande parte do Sul do Brasil.

* Na semana passada temporais voltaram a acontecer sobre o Sul do Brasil. A Figura 1 mostra que entre os dias 19 e 25 de outubro, foram acumulados mais de 70 mm em várias áreas da Região. A chuva frequente que atinge o Sul do país já superou a média para o mês de outubro em grande parte da Região, como pode ser visto na Figura 2, que representa a anomalia de chuva até o dia 25 (o que choveu até agora em relação a média histórica).

* Na semana passada pancadas de chuva também aconteceram em grande parte do Sudeste e do Centro-Oeste. De forma isolada, até foram observados temporais.

* A maior parte do Nordeste continuou com o tempo seco e extremamente quente, mas algumas pancadas de chuva foram observadas no oeste da Bahia, porém não acumularam volumes significativos para a agricultura.

* No Norte, voltou a chover no fim da semana sobre o Tocantins e chuvas fortes e frequentes foram registradas em Rondônia e no Amazonas.

Figura 1: Chuva acumulada entre os dias 19 a 25 de outubro.

Figura 2: Anomalia de chuva de 01 a 25 de outubro.

Previsão para os próximos dias no Brasil: Semana com chuva frequente e volumosa em grande parte do Sudeste.

* O padrão de circulação atmosférica mudou na Região Sudeste e áreas de instabilidade vão se formar com frequência nesta semana. Há indicação para chuvas fortes na maior parte da Região e os maiores volumes são esperados na área entre o norte de São Paulo e a região central de Minas Gerais. A chuva é boa para a agricultura e para os reservatórios, mas os agricultores devem ficar atentos para ventos fortes e queda de granizo.

* O Sul do Brasil também terá mais chuva nesta semana. No início da semana a Região terá a influência de áreas de instabilidade vindas da Argentina e do Paraguai e, na sexta-feira, é uma nova frente fria que chega à Região.

* No Centro-Oeste, as pancadas de chuva também vão acontecer com frequência e há risco de chuvas fortes. Como pode ser visto na Figura 3, há previsão para bons volumes na Região.

* Até o fim de semana há possibilidade para a volta da chuva em parte do interior da Bahia.

* Na Região Norte, as chuvas serão mais frequentes nas áreas do sul da Região.

 Figura 3: Previsão de chuva acumulada para o período de 27 a 31 de outubro.

* Na primeira semana de novembro as chuvas ainda serão frequentes na maior parte da Região Sudeste e dá uma trégua no Rio Grande do Sul.

Figura 4: Previsão de chuva acumulada para o período de 01 e 05 de novembro.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade