PUBLICIDADE

Climatempo

Pode nevar de novo!

Confira belas imagens do sincelo em Urupema

29 abr 2016 - 21h45
Compartilhar
Exibir comentários

Este abril de 2016 está mesmo terminando com muitas emoções meteorológicas. A sexta-feira, 29, foi um festival de recordes de frio em capitais, temperaturas negativas e geada. E para fechar o mês com chave de ouro (ou de gelo), surgiu uma nova situação favorável a queda de neve.

Desta vez, as simulações dos modelos físico-matemáticos de previsão de neve indicam uma possibilidade menor, mas na mesma região onde o fenômeno foi observado rapidamente entre a tarde do dia 27 de abril e a madrugada de 28 de abril. Se ocorrer, a neve deve fraca e em pequena quantidade, com pouca chance de acumulação. Não vai dar para fazer boneco de neve.

Foto: Climatempo

A possibilidade de queda de neve é considerada apenas para áreas mais elevadas, acima de 1000 metros de altitude, da região serrana entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre a noite de 29 de abril e madrugada de 30 de abril. ,  (SC),  (SC) e  são cidades com possibilidade de ocorrência do fenômeno.

Foto: Climatempo

O ar polar continua atuando de forma intensa sobre o Sul do Brasil. O aumento da nebulosidade que começou a ocorrer na noite desta sexta-feira é uma favorável à neve. A temperatura por volta das 20 horas da sexta-feira, 29, não estava tão baixa como no evento de neve entre os dias 27 e 28 de abril. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, São José dos Ausentes estava com 4,6°C, Bom Jardim da Serra com 2,7°C  (Morro da Igreja) e São Joaquim com 5,6°C.

Sincelo se formou em Urupema (SC)

O frio intenso da quinta-feira, 28 de abril de 2016, em Urupema, na região serrana catarinense, e a presença de muita umidade em suspensão no ar, por causa do nevoeiro que havia na região, permitiu a formação de um fenômeno muito bonito e parecido com a neve: o sincelo. O fenômeno é caracterizado pelo congelamento de gotas de água em suspensão ao tocar a superfície. O sincelo se  se formou no Morro das Torres, em Urupema e deixou a paisagem branca, extamente como a neve.  Segundo dados da estação meteorológica do Epagri/Ciram, a temperatura em Urupema no dia 28/4/16 foi de -3,2ºC.  Confira as belas imagens!

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade