PUBLICIDADE

Onde ocorre o El Niño?

7 out 2015 - 23h09
Compartilhar
Exibir comentários

Você vai ouvir cada vez mais os meteorologistas e a imprensa mundial falar do El Niño. Este fenômeno oceânico-atmosférico é caracterizado por aquecimento anormal das águas na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial. Mas só podemos dizer que um El Niño está ocorrendo quando este aquecimento for igual ou superior a 0,5 °C e por três trimestres consecutivos.

Foto: Climatempo

O aquecimento da água do mar ocorre também em profundidade e não apenas na camada superficial do oceano. Então, quando nos referimos ao El Niño, estamos dizendo que uma enorme massa de água está mais quente do que o normal. Esta elevação de temperatura é tão poderosa que muda o curso normal dos ventos e das correntes marinhas. Isto causa mudanças profundas na quantidade e na forma como chove e na temperatura em diversas regiões do planeta.

O El Niño de 2015 está preocupando porque está muito parecido com o El Niño que ocorreu entre os anos 1997 e 1998, considerado o evento mais intenso já observado.

As áreas do planeta mais próximas da região oceânica onde ocorre o aquecimento do El Niño são as mais afetadas. O El Niño pode fazer uma região mais chuvosa ou mais seca do que o normal, para uma determinada época do ano. Pode fazer com que uma região fique mais quente e mais seca, mas úmida e mais fria. O El Niño altera o clima. Seus efeitos podem ser bons e ruins. No Brasil, os maiores impactos do El Niño são o aumento da chuva na Região Sul e a seca na Região Nordeste. Outro efeito é deixar o Sudeste e o Centro-Oeste mais quentes.

Os mapas da animação representam a anomalia (diferença entre o real e a média histórica) da temperatura superficial da água do mar (TSM). Os tons de azul indicam anomalia negativa, o que quer dizer que a TSM está abaixo da média. Os tons de alaranjado e vermelho indicam que a anomalia é positiva, o quer dizer que a TSM está acima da média.

Os mapas mostram como estava a anomalia da TSM no Pacífico Equatorial (região circundada) no começo de cada mês, de janeiro até outubro de 2015. Veja como a região circundada, a costa do Peru, a região da costa oeste do México, vão ficando cada vez mais vermelhas. É o El Niño.

Entenda como o El Niño influencia as frentes frias que chegam ao Brasil

Acompanhe a evolução do fenômeno El Niño

Conheça alimentos que deixam a pele mais bonita e saudável

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade