PUBLICIDADE

Mais de 100 mm/24h no litoral de SP

Situação é de atenção para deslizamento

2 nov 2015 - 11h00
Compartilhar
Exibir comentários

O fim de semana foi marcado por muita chuva no litoral sul de São Paulo de forma geral, mas especialmente no Litoral Sul e na Baixada Santista. Em Iguape (Litoral Sul), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 106 mm de chuva acumulados entre 10 horas do dia 1 de novembro e 10 horas do dia 2. Outros locais no litoral paulista entre Peruíbe e Santos acumularam de 45mm a quase 80 mm neste período pela medição do Cemaden.

Foto: Climatempo

Se considerarmos o período de 72 horas, entre a manhã de 30 de outubro (sexta-feira) e a manhã de 2 de novembro, os acumulados de chuva superam 80 mm em muitas áreas do Litoral Sul, da Baixada Santista, da Grande São Paulo e do vale do Ribeira (sul de SP) deixando muitas áreas numa situação de atenção para deslizamento de encostas e alagamentos.

Mais chuva

A chuva volumosa do fim de semana foi provocada pela lenta passagem das áreas de instabilidade de uma frente fria que ainda se encontra próxima ao litoral de São Paulo neste feriado de 2 de novembro. A circulação dos ventos gerada por área de baixa pressão no mar ajudou a concentrar a umidade para manter a chuva quase ininterrupta.

A chuva não dará trégua ao litoral paulista e nem ao vale do Ribeira o decorrer desta semana. Outra frente fria está prevista para quarta-feira gerando mais instabilidade e condições para manter o ar saturado de umidade, o que vai manter as nuvens carregadas de chuva.

O mapa mostra o volume de chuva estimado até o dia 7 de novembro. Os tons de verde representam mais de 100 mm acumulados no período. O verde mais escuro indica uma estimativa de 200 ou mais.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade