PUBLICIDADE

Climatempo

Junho começa gelado no Sul

Vento e geada marcam presença nessa semana

28 mai 2016 - 15h02
Compartilhar
Exibir comentários

Um sistema de baixa pressão atmosférica vai espalhar muitas instabilidades sobre o Sul do Brasil neste domingo. Há, inclusive, risco de temporais. Este sistema pode também provocar .

Porém a partir de segunda-feira, uma nova massa de ar seco de origem polar começa a avançar pelo Estado. Na terça-feira, 31 de maio, as instabilidades associadas a este sistema vão se organizar como uma frente fria, que avança para São Paulo. Com isso o tempo começa a abrir no interior do Rio Grande do Sul e o avanço da massa de ar frio e seco derruba a temperatura. Há nesse dia há condições para a ocorrência de geada na região de Uruguaiana, no oeste gaúcho. Conforme a frente fria se afasta, o tempo abre cada vez mais no Sul e a área de geada é ampliada. Na quarta e na quinta-feira, 01 e 02 de junho, várias áreas do Rio Grande do Sul e do interior de Santa Catarina podem amanhecer com geada.

Veja a  nos próximos dias

O mapa abaixo mostra a média das temperaturas mínimas previstas para os próximos 5 dias no Sul. Quase toda a Região vai sentir a queda da temperatura a partir da segunda-feira e muitas áreas terão temperaturas menores que 10ºC, principalmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. As áreas mais altas da serra de Santa Catarina, como e , podem registrar temperaturas negativas novamente entre e quarta e sexta-feira.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade