PUBLICIDADE

Climatempo

Há 3 meses não chove em Macapá (AP)

Falta de chuva aumenta focos de fogo

23 nov 2015 - 21h53
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o último registro de chuva sobre a região de Macapá, capital do Amapá, ocorreu em meados de agosto. Não houve registro de chuva nos meses de setembro e nem em outubro. Ainda não choveu em novembro e se não chover nada até o fim do mês, novembro de 2015 vai repetir o que aconteceu em novembro de 2004, quando também não houve nem um milímetro de chuva acumulado.

Historicamente setembro, outubro e novembro são meses de seca, de pouca chuva sobre o Amapá. É comum ocorrer uma sequência de dias relativamente longa sem chuva nestes meses. A análise dos dados de chuva de mostra que vários setembros, outubros e novembros com já terminaram com menos de 10 mm de chuva acumulados ou até menos de 5,0 mm.

Foto: Climatempo

Embora o e que tenha uma influência na redução da chuva sobre o extremo norte do Brasil, não se pode culpar o El Niño pela falta de chuva. Estamos ainda numa época norma de seca no Amapá.

Enquanto a chuva não vem, Macapá e todo o Amapá sofrem com as queimadas. Desde a semana passada, o aeroporto de Macapá tem ficado várias horas com visibilidade prejudicada por causa da fumaça.

Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisas Espaciais, o número de focos de fogo no Amapá em novembro aumentou 105% em relação ao mesmo período do ano passado. O estado está na sexta posição na lista dos dez estados com maior número de focos de fogo.

Foto: Climatempo

A chuva vai continuar escassa no Amapá nos próximos dias.

Chuva forte no Amazonas e Acre

Choveu muito no oeste do Acre e sobre o sul do Amazonas entre o domingo e a segunda-feira. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas do dia 22 e 10 horas do dia 23 de novembro, pelo horário de Brasília, choveu 75,4 mm em Lábrea, no Amazonas, e 65,8 mm no Parque Estadual Chandless.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade