PUBLICIDADE

Climatempo

Frente fria chega com ventania e chuva ao Rio de Janeiro

Frio bate recorde até domingo

27 abr 2016 - 14h53
(atualizado às 15h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Climatempo

Depois de uma manhã abafada, com muitas nuvens, o tempo começou a mudar radicalmente no Rio de Janeiro no começo da tarde desta quarta-feira (27). A ventania e a chuva são de uma grande e forte frente fria que avança sobre o Brasil.

Às 13 horas, as rajadas de vento chegaram aos 64 km/h na Marambaia, na zona oeste carioca e aos 63 km/h, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O aeroporto de Jacarepaguá registrou uma rajada de 46 km/h e na base área de Santa Cruz, às 12h15, uma rajada de 55 km/h. No aeroporto Tom Jobim, às 14 horas, o vento estavam em torno dos 40 km/h.

Com a chuva e o vento forte, a temperatura teve uma rápida queda em poucas horas. Na região do aeroporto Santos Dumont, o calor chegou aos 33°C ao meio-dia, mas às 14 horas a temperatura já havia baixado para 27°C. Na base aérea de Santa Cruz, a temperatura às 14 horas estava em 24°C, com sensação termina de 19°C.

Recorde de frio

O ar polar avança com mais força sobre o Rio de Janeiro. A combinação da chuva, vento moderado e ar polar vão manter a temperatura baixa nos próximos dias. A previsão é de que até o domingo, o Rio tenha novos recordes de frio registrando a madrugada e a tarde mais frias do ano.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde mais fria no Rio até agora foi a do dia 19 de janeiro, com temperatura máxima de apenas 24,2°C em Santa Cruz. A madrugada mais fria foi a do dia 18 de janeiro, quando a temperatura chegou aos 17,8° no Alto da Boa Vista.

Vento e frio

A nebulosidade e os ventos frios desta frente fria já cobriam todo o centro-sul do Estado do Rio de Janeiro no começo da tarde desta quarta-feira. Ventos fortes continuam a ocorrer até a noite e temperatura continua em declínio. As nuvens carregadas da frente fria e o ar polar avançam em direção ao norte fluminense, onde as pancadas de chuva já poderão ocorrer nesta quarta-feira. Chuva e temperatura amena devem predominar sobre todo o Estado do Rio de Janeiro até o sábado.

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade