PUBLICIDADE

Florianópolis pode ter calor recorde para abril em 14 anos

Santa Catarina sente calor pré-frontal nesta quinta

6 abr 2016 - 15h29
Compartilhar
Exibir comentários

Calor intenso

A população de Santa Catarina deve se preparar para enfrentar uma quinta-feira muito quente. Temperaturas acima dos 34°C poderão ser observadas em áreas do vale do Itajaí e do litoral catarinense.

O calor esperado para a região de  será excepcional. A previsão da Climatempo é que a temperatura alcance 34°C. Se isto se confirmar, a capital catarinense terá o dia de abril mais quente em 14 anos.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura já registrada em um dia de abril em Florianópolis, desde o início das medições meteorológicas oficiais em 1923, foi de 35,4°C, em 2002. Este é um valor extremamente alto para abril e cerca de 10,0°C acima da temperatura máxima média de referência para este mês que é de 25,4°C.

Foto: Climatempo

Em 2015, a maior temperatura em abril foi de 29,6°C. A maior temperatura em 2016 até agora foi de 36,4°C, em 27 de fevereiro, numa situação pré-frontal. É justamente por causa da condição pré-frontal que Santa Catarina deve esquentar mais nesta quinta-feira.

O sol forte por várias horas já vai garantir uma grande elevação da temperatura. Uma frente fria avança pelo litoral do Rio de Grande do Sul nesta quinta-feira e deixa Santa Catarina na situação pré-frontal, isto é, antes da chegada de uma frente fria.

Na pré-frontal, o ventos quentes sopram mais persistentes e ajudam a esquentar o ar. Algumas regiões catarinenses, como o litoral sul e o vale do Itajaí, por estarem próximas de montanhas, vão sentir também o efeito do aquecimento adiabático.

Entenda o que é o aquecimento adiabático num exemplo considerando a cidade de São Paulo e de Santos.

Foto: Climatempo

Sem chuva

Apesar do aumento do calor, pouca chuva está sendo esperada para Santa Catarina, pois a maior parte das nuvens carregadas deste sistema será desviado para alto-mar antes de se espalhar sobre o estado.

As

Foto: Climatempo
Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade