PUBLICIDADE

Climatempo

Ciclone extratopical provoca ventania no Sul e Sudeste

Risco de ressaca no Sul e Sudeste

16 mai 2016 - 11h16
(atualizado às 18h11)
Compartilhar
Exibir comentários

O ciclone extratropical que se formou entre ontem e hoje próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai desloca-se pela costa da Região Sul  nas próximas 48 horas e influencia também o litoral da Região Sudeste. Este é um ciclone forte, com centro de pressão atmosférica abaixo de 1000 hPa (hectopascal), e também de grande extensão.

Árvore seringueira, de aproximadamente 40 metros, cai sobre uma casa durante chuva, na Rua Abraão Isaac Halack, na Zona Sul de Ribeirão Preto (SP), nesta segunda-feira (16). A família ficou presa no local.
Árvore seringueira, de aproximadamente 40 metros, cai sobre uma casa durante chuva, na Rua Abraão Isaac Halack, na Zona Sul de Ribeirão Preto (SP), nesta segunda-feira (16). A família ficou presa no local.
Foto: Futura Press

Entre os dias 16 e 18 de maio, o deslocamento deste ciclone extratropical pela costa da Região Sul pode provocar intensas rajadas de vento especialmente no litoral da Região Sul, mas afetando também o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As rajadas podem ocorrer a qualquer hora e várias delas podem superar 50 km/h. As mais intensas poderão alcançar velocidades entre 70 km/h e 90 km/h.

No Rio de Janeiro, na região da Marambaia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada com 53 km/h, às 9horas e outra com 50 km/h, às 10 horas. Na base aérea do Guarujá, no litoral de São Paulo, uma rajada chegou aos 40 km/h, às 10 horas.

Risco de ressaca

Os fortes ventos gerados por este ciclone extratropical provocam uma forte agitação marítima. O mar começa a subir rapidamente nesta segunda-feira no litoral da Região Sul e a partir desta terça-feira, 17 de maio, a agitação chega ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.

O mar vai ficar muito agitado até o fim da semana e não se pode descartar o risco de ressaca nos dias 17 e 18 de maio do Rio Grande do Sul até o Rio de Janeiro, na altura de Arraial do Cabo. Navegantes, fiquem muito atentos aos avisos de mar grosso emitidos pela Marinha no litoral das Regiões Sul e do Sudeste.

Nesta terça-feira, 17 de maio, as ondas podem alcançar 3,0 metros no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com picos maiores. Há risco de ressaca.

No litoral do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro, até Arraial do Cabo, o mar sobe rapidamente no decorrer desta terça-feira e as ondas já devem alcançar 2,0 metros.

Durante a quarta-feira, 18 de maio, o mar fica ainda mais agitado, com ondas que podem alcançar picos de 2,5 a  3,0 metros no litoral entre o Paraná e Rio de Janeiro (até Arraial do Cabo) e com risco de ressaca. No litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, ondas em torno de 3,0 metros com picos maiores e também com ressaca.

As ondas começam a diminuir no dia 19 de maio, mas o mar segue agitado e perigoso.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade