PUBLICIDADE

Climatempo

Chuva e ar polar para aliviar o calor no Sudeste

2016 começou com 41°C no Jequitinhonha

1 jan 2016 - 20h11
Compartilhar
Exibir comentários

A região do vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, foi a mais quente do Brasil no primeiro dia de 2016. Em Itaobim, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 41,2°C. O sol forte o dia todo e a ausência de ar polar há muitos dias facilitaram o grande aquecimento do ar. A última chuva na região ocorreu entre os dias 5 e 6 de dezembro de 2015 quando choveu cerca de 28 mm.

Junto com o Jequitinhonha, o noroeste mineiro, a região mineira do vale do rio Doce, o estado do Espírito Santo, o norte do Rio de Janeiro e o sul da Bahia foram as áreas mais quentes do Brasil registrando temperaturas iguais ou acima de 39°C.

Confira as temperaturas mais altas registadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia nas estações meteorológicas automáticas.

Foto: Climatempo

Chuva e ar polar à vista

Grades mudanças no tempo estão para ocorrer no primeiro fim de semana de 2016 por causa da passagem de uma frente fria. Além do aumento da nebulosidade e da chuva, que pode vir forte, esta frente fria vem trazendo uma grande e forte massa de ar polar. Os ventos frios polares vão chegar moderados ao Rio de Janeiro e ao Espírito Santo durante o fim de semana de 2016. O ar frio se mistura com o ar quente ajudando a baixar a temperatura.

Foto: Climatempo

Esta frente fria terá força para provocar chuva também sobre o Jequitinhonha e também sobre outras áreas do norte e do nordeste de Minas Gerais. Os ventos frescos da massa polar e a chuva vão afastar o calorão por vários dias. Em Itaobim durante todo o ano de 2015 choveu cerca de 120 mm. O vale do Jequitinhonha é uma região bastante árida, onde a média anual de chuva em geral não chega a 1000 mm.

O mapa mostra a estimativa de chuva para o Brasil para os próximos cinco dias

Foto: Climatempo

No Rio de Janeiro, a diminuição do calor já começa a ser sentida no sábado, mas no Espírito Santo, só no domingo. No norte e nordeste de Minas Gerais e também no sul da Bahia, a queda da temperatura será percebida especialmente na segunda-feira.

Veja como  ficará a temperatura nos próximos dias na cidade do o, em  e em .

A meteorologista comenta sobre o impacto da nova frente fria sobre o Sudeste nos próximos dias.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade