PUBLICIDADE

Cientistas descobrem T-Rex miniatura, réplica do predador carnívoro gigante

O esqueleto fossilizado de um dinossauro Tiranossauro Rex miniatura descoberto na China revelou se a réplica exata de seu descendente, um dos maiores carnívores da história do planeta, uma descoberta incrível segundo os paleontólogos que o estudaram.

17 set 2009 - 13h43
Compartilhar

WASHINGTON, EUA, 17 Set 2009 (AFP) - O esqueleto fossilizado de um dinossauro Tiranossauro Rex miniatura descoberto na China revelou se a réplica exata de seu descendente, um dos maiores carnívores da história do planeta, uma descoberta incrível segundo os paleontólogos que o estudaram.

Esse novo T-Rex, batizado de Raptorex kriegsteini, que media três metros de comprimento com um peso de cerca de sessenta quilos, remonta há pelo menos 125 milhões de anos, ou seja, dezenas de milhões de anos antes do surgimento dos T-Rex de grande porte.

Este é um espécime único de um animal de pequeno porte que já tinha todas as características fisiológicas de seus descendntes cuja massa era, nesse caso, cem vezes maior, explica Paul Sereno, paleontólogo da Universidade de Chicago (Illinois, norte), principal co-autor desta pesquisa.

"Isso é incrível porque nenhum outro exemplar me vem à mente de um animal que já era a cópia exata daquilo que seus descendentes iriam se tornar" com um tamanho muito menor, observa.

Assim como o T-Rex, o Raptorex era um bípede dotado de um crânio maciço, desmesurado em comparação ao seu torso e equilibrado por uma cauda longa e pesada.

Ele tinha uma mandíbula poderosa, pequenos braços e também era dotado de membros posteriores musculosos que permitiam a esse dinossauro correr rapidamente.

"Ele já tinha todos os traços da família dos tiranossauros, deixando para seus descendentes apenas características predominantemente ligadas ao desenvolvimento do tamanho", revela Paul Sereno, cujos estudos foram divulgados pela Science Express do dia 17 de setembro, uma versão on-line da revista norte-americana Science.

Podendo chegar perto dos 15 metros de comprimento e pesando até quatro toneladas, o T-Rex viveu entre 90 e 65 milhões de anos antes de nossa era. Desapareceu com todos os dinossauros e com outras diversas espécies logo após à queda de um grande meteorito que modificou o clime terrestre, segundo a hopótese mais aceita pela comunidade cietífica.

Foi Henry Kriegstein, um colecionador particular de fósseis que, após ter comprado de um vendedor o fóssil do esqueleto quase completo do Raptorex, que alertou o paleontólogo Paul Sereno para a descoberta do T-Rex miniatura.

Quando Paul Sereno e a equipe de paleontólogdos concluírem outros estudos detalhados do T.Rex miniatura, eles o entregarão a um museu na Mongólia, país onde o fóssil foi ilegalmente excavado.

js/dm

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade