PUBLICIDADE

Vulcão entra em erupção nas Ilhas Galápagos

25 mai 2015 - 12h30
Compartilhar
Exibir comentários

O vulcão Wolf, nas ilhas Galápagos, fez uma erupção nesta segunda-feira lançando lava em uma zona desabitada por humanos, que abriga a única população de iguanas rosadas do mundo, disseram autoridades.

O vulcão está localizado a 1.707 metros de altura na Ilha Isabela, a maior do arquipélago equatoriano, Patrimônio Natural da Humanidade.

Um barco de turismo avistou na madrugada a explosão e alertou as autoridades de Galápagos, que realizarão um sobrevoo nas próximas horas para determinar o impacto da erupção.

Em sua conta do Twitter, o Parque Nacional Galápagos (PNG) indicou que a área de influência do vulcão não está habitada por humanos, embora acolha a "única população de iguanas rosadas do mundo".

Consultado pela AFP, o PNG disse que no momento não pode informar se existe risco para os répteis.

Imagens divulgadas pelo organismo nas redes sociais mostram lava e material incandescente caindo por um dos flancos do Wolf, e uma fumaça se eleva vários metros acima da cratera.

A última erupção do Wolf foi registrada em 1982.

Localizado a 1.000 km da costa equatoriana, o arquipélago de Galápagos é formado por 13 ilhas e é considerado uma das zonas vulcânicas mais ativas do mundo, segundo o Instituto Geofísico Equatoriano.

Além do Wolf, na ilha Isabela estão os vulcões Darwin, Alcedo, Cerro Azul e Sierra Negra.

As Galápagos receberam seu nome das gigantes tartarugas que a habitam, e foram o laboratório natural no qual se inspirou o cientista inglês Charles Darwin para elaborar sua teoria sobre a evolução das espécies no século XIX.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade