PUBLICIDADE

"Vulcano" lidera votação online para nomear nova lua de Plutão

21 fev 2013 - 13h49
(atualizado às 14h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Nasa/ESA / Divulgação

A estrela de Star Trek (Jornada nas Estrelas, no Brasil) e dezenas de milhares de fãs do seriado de TV e da série de filmes lideram um pedido para nomear uma das recém-descobertas luas de Plutão em homenagem ao planeta natal do personagem Spock.

Shatner, que interpretou o capitão James T. Kirk da nave estelar Enterprise no programa lançado em 1966, propôs o nome no início deste mês, em resposta a um apelo de cientistas para ajudar na escolha dos nomes de duas luas recém-descobertas de Plutão.

Vulcano está entre 21 nomes na disputa em uma pesquisa online, organizada pelo Seti Institute, da Califórnia, cuja equipe de astrônomos descobriu as luas. Até quarta-feira, Vulcano estava claramente na frente, recebendo mais de 100 mil dos mais de 330 mil votos.

O personagem Spock, interpretado por Leonard Nimoy, é um dos mais conhecidos da série Star Trek
O personagem Spock, interpretado por Leonard Nimoy, é um dos mais conhecidos da série Star Trek
Foto: Getty Images

Shatner, que atuou junto com Leonard Nimoy, que interpretou Spock no seriado de ficção científica, buscou apoio para Vulcano na quarta-feira em sua conta no Twitter, escrevendo: "Estamos nos aproximando de 120 mil votos para Vulcano no PlutoRocks.com! Você já votou hoje?".

Curiosamente, o nome sugerido pelo Seti não se refere diretamente ao planeta de Spock, e sim ao deus romano do fogo - o site do instituto, inclusive, redireciona o nome "Vulcano" a um artigo da Wikipédia sobre o personagem mitológico.

Até agora, as duas luas, cada uma delas com cerca de 20 a 30 quilômetros de extensão, são conhecidas como P4 e P5. A lua P4 foi descoberta em 2011 e a P5, um ano depois. Antes das descobertas, os astrônomos tinham identificado e nomeado três das luas de Plutão -- Caronte, Nix e Hidra.

A votação para os nomes das novas luas termina em 25 de fevereiro. Os nomes selecionados serão submetidos à análise da União Astronômica Internacional. "Vamos torcer para que a UAI considere que Vulcano é um bom nome", disse Shatner em outro tweet.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade