PUBLICIDADE

Canadense mostra como é chorar no espaço e vira novo "astro" da ISS

13 abr 2013 - 16h58
(atualizado em 1/12/2013 às 08h52)
Compartilhar
Exibir comentários

Diferentemente dos bilhões dos vizinhos americanos, da história dos russos, da ascensão dos chineses, tecnologia dos japoneses e do macaco dos iranianos, a Agência Espacial Canadense não tem muitos feitos para se vangloriar - talvez sua maior invenção tenha sido o gigantesco braço robótico da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Mas, se os moradores do extremo norte das Américas não têm um Neil Armstrong ou um Yuri Gagarin para colocar no seu hall de heróis, pelo menos eles já têm sua celebridade espacial: Chris Hadfield.

Astronauta mostra como escovar os dentes no espaço:

O astronauta de 53 anos é o primeiro comandante canadense da Estação Espacial Internacional e até aprendeu russo para pilotar melhor as naves Soyuz. Além disso, recebeu diversos prêmios - uma medalha da Nasa, por exemplo, de "trabalho excepcional", e a medalha de ouro do jubileu da rainha - e doutorados honorários. Além disso, tem muita experiência no espaço - foi ele, inclusive, que instalou o braço mecânico da estação em 2006.

Astronauta faz sucesso ao mostrar como é vida no espaço:

Mas é na web que ele é mais conhecido. Seguindo a "tradição" da ISS, que teve o japonês Soichi Noguchi, o holandês Andres Kuipers e outros, Hadfield faz sucesso na internet ao mostrar fotos no Twitter e no Facebook de locais da Terra vistos do espaço. O Brasil já foi alvo da câmera do canadense diversas vezes. Em uma das últimas, ela mostra uma estranha formação geológica que lembra um cérebro.

As imagens renderam 650 mil seguidores ao astronauta no Twitter. Mas não são somente as fotos e seu bigode que fazem de Hadfield uma celebridade na internet. Ele também mantém uma espécie de vlog na página da agência no Youtube. Em seus vídeos ele mostra coisas comuns - como cortar unhas e fazer a barba -, mas no espaço. Algumas ações simples na Terra, como derramar algumas lágrimas, são totalmente diferentes em microgravidade - já que no espaço lágrimas não podem ser derramadas.

Astronauta mostra como preparar refeição no Espaço e vira hit:

A um mês de sua volta à Terra, o simpático astronauta canadense alcançou a fama. No Youtube, quase 40 mil recebem as atualizações do dia a dia dele. Em um único vídeo, o da lágrima, foram mais de 1 milhão de execuções. Quando Hadfield voltar, restará apenas a pergunta: qual será o próximo "astro" da ISS?

Astronauta mostra o que acontece com as lágrimas no espaço:

A Terra vista do espaço: confira algumas das imagens feitas por Hadfield:

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade