PUBLICIDADE

Veja dez boas opções de livros para 'devorar' nestas férias

22 dez 2014 - 16h37
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>São livros de romance, política, futebol e até bibliografia de um astro rock, todos disponíveis na Nuvem de Livros</p>
São livros de romance, política, futebol e até bibliografia de um astro rock, todos disponíveis na Nuvem de Livros
Foto: Pedro Scott / Divulgação

As férias podem ser um período longo e proveitoso, ainda mais com um bom livro ao lado da cabeceira para nos levar a novos lugares, conhecer novas pessoas e pedaços da história que havíamos esquecido ou mesmo desconhecidas.

O Terra e a Nuvem de Livros selecionaram dez obras que podem servir para completar o período de descanso de qualquer pessoa.  São livros de romance, política, futebol e até bibliografia de um astro rock, todos disponíveis na Nuvem de Livros. Confira!

Foto: Nuvem de Livros

A festa é minha e eu choro se eu quiser (Maria Clara Drummond)

Davi, o narrador do livro sabe exatamente o que está atraindo para sua vida quando aceita uma proposta de emprego irrecusável e se muda do Rio de Janeiro para São Paulo. À medida que sua carreira deslancha, a angústia e as incertezas aumentam. Ao mesmo tempo em que despreza o mundo de festas e drogas, e sua dualidade diante do futuro tornam ele um narrador cativante. Indo além da crise existencial dos vinte e poucos anos, em meio a anti-depressivos, vernissages e bebedeiras, Davi está ciente do processo pelo qual passa, levando também o leitor para dentro dessa jornada.

 

Tenha acesso ilimitado à primeira biblioteca virtual do Brasil, com um acervo de mais de 11 mil arquivos e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Assine já!

Foto: Nuvem de Livros

Máximas do Dirceu (Dirceu Ferreira)

O célebre colaborador do antológico Pasquim, reúne suas mais divertidas e engraçadas frases sobre o cotidiano brasileiro. Com humor sutil e por vezes ácido, é um brilhante cronista da realidade nacional, já que, ao retratar cenas do dia a dia em suas frases hilariantes e contundentes, consegue promover, ao mesmo tempo, uma reflexão e uma risada. Acompanhadas de ilustrações do cartunista Nani, também há fac-símiles de cartas e bilhetes de figuras importantes do cenário cultural brasileiro que influenciaram Dirceu e ao mesmo tempo foram influenciadas por seu trabalho, como Carlos Drummond de Andrade, Ziraldo, Henfil, Zuenir Ventura e até mesmo o jogador de futebol Tostão, que assina o prefácio da obra.

Foto: Nuvem de Livros

Millôres dias virão (Breno Serafini)

Esta versão de um doutorado, entregue ao grande público, foi reescrita para atender a todos os níveis de admiradores do grande humorista Millôr Fernandes. Fartamente ilustrado por citações de Millôr, a obra proporciona uma excelente aproximação ao homem e a uma parcela pouco lembrada de sua obra: as crônicas publicadas nas revista Istoé durante o período de redemocratização do país. Aqueles foram anos de muita incerteza, com a sombra da ditadura militar pesando ainda sobre a vida nacional, mas foram também anos repletos de motivos para uma renovação da crítica dos humoristas, que, num clima já mais livre, podiam lançar de forma mais contundente seu olhar cético ao que estava ocorrendo na política e na economia.

Foto: Nuvem de Livros

A turma do sítio na semana de 22 – uma aventura modernista (Marcia Camargos)

Depois daqueles dias de fevereiro, nada mais poderia ser igual no cenário artístico brasileiro. Foi o que concluíram Narizinho, Pedrinho e Emília depois que conheceram o famoso evento cultural ocorrido em São Paulo em 1922. É isso o que conta a nova edição de A Turma do Sítio na Semana de 22: uma aventura modernista, que chega às livrarias com nova ortografia, capa inédita, fotografias de época e reprodução de obras de arte e de jornais da época.

 

Tenha acesso ilimitado à primeira biblioteca virtual do Brasil, com um acervo de mais de 11 mil arquivos e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Assine já!

Bola fora: a história do êxodo no futebol brasileiro (Paulo Vinicius Coelho)

Foto: Nuvem de Livros

O autor reúne neste livro a história dos jogadores brasileiros que foram trabalhar em times no exterior. O primeiro caso foi em 1914, quando Arnaldo Porta deixou Araraquara para jogar pelo Verona, na Itália. Com a bagagem de quem conhece como ninguém o mundo futebolístico, PVC revela fatos inéditos dessas transações milionárias, como a ida de Falcão para a Roma nos anos 1980, a de Pelé para NY Cosmos nos EUA em 1977, até chegar nos dias de hoje com a venda de Kaká e Neymar. O livro traz ainda tabelas com as negociações mais milionárias e a lista dos jogadores de todos os tempos que atuaram ou atuam no mercado europeu.

Foto: Nuvem de Livros

O estádio dos desejos (Juan Villoro)

Arturo gosta de futebol. No país de Arturo, todos adoram futebol. Mas a seleção é um desastre. Os jogadores, simpáticos, educados, são recebidos com carinho em todos os lugares. Há, porém, um detalhe: não ganham nunca. Arturo então encontra uma saída: pedir ajuda ao pai, um cientista que vive fazendo experiências misteriosas. Dará certo? Juan Villoro, um dos mais importantes escritores mexicanos, tem a resposta. E é isso que ele conta neste livro, escrito para quem gosta de uma boa história. Mesmo que não seja fã de futebol.

Foto: Nuvem de Livros

Confusões e indecisões de uma adolescente (Caroline Rocha)

Quando Thiago, o melhor amigo de Pamela, se declara para ela, a garota fica completamente confusa e vê como única saída começar a escrever para tentar desabafar e achar uma solução, que, até então, parecia ser algo impossível. Entretanto, sem perceber o que acontece em paralelo, ela começa a se questionar por que tem uma sensação estranha ao ver e falar com o Felipe, um colega de Thiago. Afinal, Felipe é o tipo de garoto de quem Pamela menos gosta: irresponsável, galinha e antipático! O que ela estava sentindo só podia ser raiva...

 

Tenha acesso ilimitado à primeira biblioteca virtual do Brasil, com um acervo de mais de 11 mil arquivos e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Assine já!

Foto: Nuvem de Livros

O homem que venceu Hitler: um romance sobre tolerância e preconceito (Marcio Ptliuk)

Narrada por personagens que viveram o Holocausto, fatos reais e fictícios se mesclam nesta obra para reconstruir histórias de vidas em meio à intensa e devastadora invasão do exército alemão nazista à Polônia. Baseado em depoimentos reais de sobreviventes do Holocausto, o autor narra a história em um ritmo cinematográfico. Um thriller com profunda fundamentação histórica, que prende a atenção do leitor com recursos estéticos como flashbacks e descrições factuais minuciosas. O romance abre as portas para conhecer, por uma perspectiva literária, muito além do que já foi registrado sobre quem viveu a tragédia do Holocausto.

Foto: Nuvem de Livros

Esaú e Jacó (Machado de Assis)

Como no episódio bíblico que dá título ao romance, os gêmeos Pedro e Paulo, pertencentes à alta burguesia carioca, desde a infância se mostram opostos e rivais em tudo. Já rapazes, eles apaixonam-se pela mesma mulher, Flora, o que só agrava os embates entre eles. Além do enredo, há ainda a visão crítica que tem Machado de Assis do cenário político do Brasil às vésperas da Proclamação da República.

Foto: Nuvem de Livros

Kurt Cobain - a construção do mito (Charles R. Cross)

“O último grande ícone do rock de que se tem notícia”, Revista Rolling Stone. Quando Kurt Cobain e o Nirvana lançaram seu primeiro álbum Bleach, em 1989, ninguém (nem mesmo Cobain) poderia prever que estava nascendo um ídolo. Mas o que fez Cobain se tornar um ícone década de 1990, da música, cinema, comportamento e até mesmo da moda? Neste livro, o escritor aborda a transição da estrela do rock até o ícone ainda hoje, a 20 anos da sua morte.

 

Tenha acesso ilimitado à primeira biblioteca virtual do Brasil, com um acervo de mais de 11 mil arquivos e clássicos da literatura nacional e estrangeira. Assine já!

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade