PUBLICIDADE

Veja 15 ilusões de ótica que vão confundir o seu cérebro

Selecionamos vídeos, gifs e imagens estáticas que vão confundir sua mente. Olha só!

27 fev 2015 - 13h59
(atualizado às 14h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O corpo humano é uma máquina que não vem com manual de instruções. Além disso, nem mesmo se houvesse um manual completo, seríamos capazes de controlá-lo por inteiro. Uma prova disso são as chamadas ilusões de ótica.  O assunto que bombou na internet nas últimas horas foi a do vestido que aparece em cores diferentes: preto e azul ou branco e dourado

As ilusões acontecem quando o sistema visual engana nosso cérebro, fazendo-nos ver algo que não existe ou enxergar alguma coisa diferente da realidade. Segundo os especialistas, elas podem ser de caráter fisiológico ou cognitivo. Os elementos utilizados para a criação das ilusões de ótica são luzes, cores, formas ou, até mesmo, o nosso conhecimento de mundo.

Qual a cor deste vestido?
Qual a cor deste vestido?
Foto: Reprodução

Respire fundo, pisque algumas vezes e prepare sua visão. Agora, dê uma olhada nas ilusões de ótica que selecionamos para confundir sua mente. Divirta-se!

Não para, não para, não para...

Nessas imagens, a interação das cores, contrastes e posições das formas dão a impressão de que as figuras estão se movimentando. O que acontece é que esses elementos criam minúsculos movimentos involuntários nos nossos olhos, dando a falsa impressão de que a imagem não é estática. Observe.

1. Grãos dançarinos

Foto: A. Kitaoka / Reprodução

Foto: Reprodução/Psyritsumei

2. Viagem maluca

Foto: Gizmodo / Reprodução

Foto: Reprodução/Gizmodo

3. Bola, bolinha, bola, bolinha

Foto: Krycha182 / Reprodução

Foto: Reprodução/Kricha182

4. Tubos com pintinhas

Foto: A. Kitaoka / Reprodução

Foto: Reprodução/Psyritsumei

Nem tudo é o que se vê

Algumas imagens só causam ilusões de ótica depois que utilizamos a habilidade que os nossos olhos têm de focar. Nessas situações, podemos criar pontos cegos, falsas referências ou até distorcer imagens reais.

5. Pac Man diferente

Foto: Terra

Se você focar a sua visão apenas na cruz preta - por cerca de 20 segundos - todos os círculos de cor rosa vão desaparecer da tela. Além disso, é possível visualizar um círculo verde, que rodeia a cruz. Na realidade, não existe nenhum círculo verde. O que acontece é que a cor verde é oposta à cor rosa e, por isso, nossos olhos simulam a existência desse círculo nessa cor.

6. Quantos pontos pretos existem nessa imagem?

Foto:

Foto: Wikimedia

Percebeu? É impossível contar os pontos pretos justamente porque eles não existem. Não há pontos nessa imagem, conhecida como a "Grelha Cintilante". Nela, as cores constrastantes e as retas próximas umas das outras causam a impressão de que existe algo além de grades brancas em uma tela escura. Tudo obra do seu sistema visual.

7. Experiência alucinante

Quem sofre de labirintite ou eplepsia talvez deva pular esse item. Isso porque este vídeo foi criado para criar uma realidade diferente da que conhecemos e confundir nosso cérebro de uma maneira alucinante. A brincadeira é simples: basta assistir ao vídeo inteiro, mantendo o foco nas letras que aparecem no centro das imagens. Quando o vídeo terminar, olhe em volta. É incrível! Se der 'bug' no sistema, respire fundo antes de continuar!

8.Diferente para canhotos e destros

Você é canhoto ou destro? Embora muitos não saibam, essa pergunta vai além da mão utilizada na escrita. Saber se você é canhoto ou destro está intimamente ligado ao funcionamento do seu cérebro. Ao contrário dos braços, os canhotos utilizam mais o lado direito do cérebro e os destros, o lado esquerdo. 

Os artistas que trabalham com ilusões de ótica já descobriram que certas imagens dependem do tipo de cérebro que as observa. Confira:

Vídeo cria ilusões de ótica e distorce imagens reais:

9. Para que lado gira a roda-gigante?

Foto: Terra

10. Para que lado gira a bailarina?

Foto: Terra

Se você vê a bailarina girando no sentido horário, você utiliza mais o lado direito do cérebro. Se você vê a bailarina girando no sentido anti-horário, você deve utilizar mais o lado esquerdo do cérebro. O mesmo acontece com a roda-gigante.

Claro, depois que você já sabe do segredo, a bailarina e a roda-gigante passam a girar para ambos os lados, facilmente. Esse é você "domesticando" seu cérebro.

Tudo é relativo

Técnicas utilizadas em desenhos - que envolvem perspectivas e sombras - podem causar ilusões de ótica em quem os observa. Prova disso são as imagens abaixo que retratam objetos que, sob o contexto de perspectivas, luzes e ângulos, parecem o que não são. 

11. Cigarro que cresce

Foto: Terra

Apesar de parecer, o cigarro à esquerda não está crescendo. Desde o início, ele é exatamente do mesmo tamanho que o outro. Porém, o desenho por trás dos dois cria a ilusão de que eles são de tamanhos diferentes e nosso cérebro é enganado.

12. '50 tons de cinza'?

Você saberia responder se a superfície A é mais escura que a superfície B, na imagem abaixo? O que você acha?

Foto: Wikimedia / Reprodução

Foto: Wikimedia

Saiba que, na realidade, as duas superfícies são exatamente da mesma cor. O trabalho de luminosidade e contraste feito nesta imagem faz com que pensemos que as duas superfícies possuem tons de cinza diferentes, mas é tudo uma ilusão. Para comprovar, basta selecionar a cor que preenche ambas as áreas e equipará-las, lado a lado. E assim, mais uma vez, seu cérebro te enganou!

Foto: Wikimedia / Reprodução

Foto: Wikimedia

13. Cubo "mais que mágico"

Nem é preciso explicar, não é? Esse cubo é um ótimo desenho, feito por um artista que sabe trabalhar muito bem com a técnica 3D e o vídeo foi gravado por alguém que soube acertar o ângulo inicial.

Foto: Terra

Isso ou aquilo?

Essas são as ilusões de ótica mais comuns, que conhecemos desde pequenos. Alguns desenhos são ambíguos, os seja, podem ser interpretados de diferentes formas. Conheça alguns exemplos.

14. Cálice x Rostos

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

15. Mulher em penteadeira x Caveira

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

3. Esquimó x Índio

Foto: Wikimedia

Foto: Wikimedia

Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade