vc repórter: primeiro fóssil de dinossauro é encontrado na PB

7 mar 2014 - 11h46
Exibir comentários
Equipe composta por paleontóloga, geólogo e biólogo confirmou a primeira descoberta de um fóssil de dinossauro na Paraíba
Foto: Gisele Quixabeira / vc repórter

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) confirmaram, na última quinta-feira, a descoberta de um fóssil de dinossauro no município de Sousa, na Paraíba. De acordo com a prefeitura da cidade, este é o primeiro caso registrado no Estado.

A descoberta do fóssil foi feita pelo morador Luiz Carlos da Silva Gomes, bancário aposentado que tem como hobby a busca por rastros de dinossauros na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, no oeste do Estado.

O osso fossilizado, de aproximadamente 50 centímetros de comprimento, estava dentro de uma rocha sedimentar, e veio à tona em razão da erosão.

A confirmação foi feita por uma equipe composta por um geólogo, um biólogo e paleontóloga. O fóssil seria da tíbia de um dinossauro, e os pesquisadores tentarão descobrir agora se o animal era uma espécie terópode ou ornitópode.

O fóssil será encaminhado a um laboratório no Recife, onde deve ser preparado, descrito, fotografado e comparado a outras peças, na tentativa de classificar o animal. Somente depois disso o fóssil será devolvido à cidade, e deve ficar no museu para estudos e visitação.

A leitora Gisele Quixabeira, de Sousa (PB), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter