PUBLICIDADE

vc repórter: primeiro fóssil de dinossauro é encontrado na PB

7 mar 2014 - 11h46
Compartilhar
Exibir comentários
Equipe composta por paleontóloga, geólogo e biólogo confirmou a primeira descoberta de um fóssil de dinossauro na Paraíba
Equipe composta por paleontóloga, geólogo e biólogo confirmou a primeira descoberta de um fóssil de dinossauro na Paraíba
Foto: Gisele Quixabeira / vc repórter

Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) confirmaram, na última quinta-feira, a descoberta de um fóssil de dinossauro no município de Sousa, na Paraíba. De acordo com a prefeitura da cidade, este é o primeiro caso registrado no Estado.

A descoberta do fóssil foi feita pelo morador Luiz Carlos da Silva Gomes, bancário aposentado que tem como hobby a busca por rastros de dinossauros na Bacia Sedimentar do Rio do Peixe, no oeste do Estado.

O osso fossilizado, de aproximadamente 50 centímetros de comprimento, estava dentro de uma rocha sedimentar, e veio à tona em razão da erosão.

A confirmação foi feita por uma equipe composta por um geólogo, um biólogo e paleontóloga. O fóssil seria da tíbia de um dinossauro, e os pesquisadores tentarão descobrir agora se o animal era uma espécie terópode ou ornitópode.

O fóssil será encaminhado a um laboratório no Recife, onde deve ser preparado, descrito, fotografado e comparado a outras peças, na tentativa de classificar o animal. Somente depois disso o fóssil será devolvido à cidade, e deve ficar no museu para estudos e visitação.

A leitora Gisele Quixabeira, de Sousa (PB), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade