PUBLICIDADE

vc repórter: internautas fotografam eclipse lunar

21 dez 2010 - 11h34
(atualizado em 24/12/2010 às 12h23)
Compartilhar

Um eclipse total da Lua pôde ser visto na madrugada desta terça-feira da América do Norte, Europa Ocidental, parte da Ásia e de alguns locais da América do Sul. O fenômeno teve início por volta das 4h30 (horário de Brasília) e, às 5h10, era possível observar que um terço da Lua já estava coberto pela sombra da Terra.

Eclipse lunar registrado por morador da Freguesia do Ó, bairro localizado na zona norte de São Paulo
Eclipse lunar registrado por morador da Freguesia do Ó, bairro localizado na zona norte de São Paulo
Foto: Silvio dos Santos / vc repórter

Internautas de São Paulo aproveitaram a oportunidade para registrar o fenômeno. Jorge Massao, morador do Jardim São Luís, na zona sul da capital, passou cerca de meia hora fotografando a ocorrência. Silvio dos Santos, morador da Freguesia do Ó, na zona norte, conta que tirou mais de 30 fotos. "Só não deu pra ver melhor, porque logo amanheceu", diz.

O eclipse lunar só acontece durante a Lua cheia. Quando o Sol, a Terra e a Lua estão bem alinhados, o satélite natural pode ficar momentaneamente privado de luz solar, caso esteja no cone de sombra da Terra.

Quatro eclipses solares parciais e dois eclipses lunares totais estão previstos para 2011, uma combinação rara que acontecerá apenas seis vezes no século 21. O primeiro eclipse solar, que acontece no dia 4 de janeiro, poderá ser visto da Europa, especialmente da região norte da Suécia, do norte da África, do Oriente Médio e da Ásia Central.

Com informações da AFP

Os internautas Silvio dos Santos e Jorge Massao, de São Paulo (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade