Ciência

publicidade
30 de setembro de 2011 • 13h44 • atualizado às 17h20

vc repórter: halo solar colore o céu no Centro-Oeste do País

Fenômeno foi visto por moradores de Brasília, na região Centro-Oeste do País
Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
 

Nesta sexta-feira, um fenômeno natural conhecido como halo solar, chamou a atenção de moradores da região Centro-Oeste do Brasil e repercutiu entre os internautas nas redes sociais Facebook e Twitter.

"Hoje o céu e o sol de Brasília está com o efeito Halo. Não sabe o que é? Olhe para o sol e veja o milagre da natureza", escreveu (@CrisHalls) no Twitter. (@lorenaborges_) também comentou o fenômeno no microblog "saia do abrigo e vá ver o "efeito halo"... o sol ta liiiiiiiiiiindo!".

De acordo com informações da metereologista Josélia Pegorim, da agência Climatempo, o halo é um fenômeno relativamente comum e pode ocorrer em qualquer lugar ao redor do Sol (halo solar) ou ao redor da lua cheia (halo lunar).

Em qualquer um dos casos, a formação do halo indica que o céu está coberto de nuvens finas, formadas basicamente por diminutos cristais de gelo. São estes cristais que interagem com a luz que vem Sol ou da Lua e geram os círculos concêntricos coloridos, nas mesmas cores do arco-íris.

Ainda segundo a metereologista, em algumas situações especiais pode ocorrer um duplo-halo. Neste caso o observador veria dois arco-íris concêntricos: um mais próximo do Sol ou da Lua, com cores mais fortes. O segundo halo apareceria mais distante e com as cores mais suavizadas.

Os internautas Ana Brasil, André Luiz, Andre Renato, Chirliana Souza, Douglas Haunss, Giselle de Oliveira, Valter Campos e Charles Wortmeyer, de Brasília (DF), Martinho Junior, Toninho Madureira e Ademir Moura, de Goiânia (GO), Wesley Moreira Dantas, de Ceilândia (DF), e Marcio Couto, de Itaberaí (GO), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter