PUBLICIDADE

vc repórter: fenômeno raro é registrado no céu de Fortaleza

Segundo especialista, o fenômeno se dá pela interação de cristais de gelo e/ou gotículas de água presentes na nuvem com a luz do sol

12 nov 2014 - 18h38
(atualizado em 13/11/2014 às 09h38)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Colorido no céu chamou a atenção de moradores de Fortaleza</p>
Colorido no céu chamou a atenção de moradores de Fortaleza
Foto: Christine Leão / vc repórter

Manchas no céu chamaram a atenção de moradores de Fortaleza, no Ceará, no dia 4 de novembro. Nesta quarta-feira, dias após fotografar as nuvens no bairro Farias Brito, a leitora Christine Leão analisou as imagens e percebeu que o colorido, na verdade, era uma irisação, um fenômeno considerado raro.

Siga o vc repórter no Twitter

Após contato do Terra com a agência Climatempo, a meteorologista Bianca Lobo confirmou a ocorrência da irisação. Segundo a especialista, o fenômeno se dá quando os cristais de gelo e/ou gotículas de água presentes na nuvem interagem com a luz do sol, que pode ser refletida ou absorvida, gerando esse efeito no céu.

<p>Especialista afirmou que o fenômeno é raro e imprevisível</p>
Especialista afirmou que o fenômeno é raro e imprevisível
Foto: Christine Leão / vc repórter

Bianca informou que halos solares e arco-íris são gerados pelo mesmo processo físico. A meteorologista explicou ainda que o fenômeno é raro, pois depende do ângulo dos raios solares com relação à nuvem para acontecer.

Quanto à ocorrência da irisação em outros pontos do Brasil no mesmo dia, a especialista esclareceu que só poderia confirmar se alguma outra pessoa tivesse feito um registro. De acordo com Bianca, não é possível analisar o fenômeno apenas por imagens de satélite, nem prevê-lo.

A leitora Christine Leão, de Fortaleza (CE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade