PUBLICIDADE

vc repórter: fenômeno é registrado no céu de Fortaleza

De acordo com a Climatempo, o parélio é um fenômeno semelhante ao arco-íris e ocorre em diversos lugares

6 out 2014 - 16h08
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um parélio foi registrado em Fortaleza, no Ceará</p>
Um parélio foi registrado em Fortaleza, no Ceará
Foto: Christine Leão / vc repórter

Durante o fim da tarde do último domingo, uma mancha colorida próxima ao sol chamou a atenção de moradores de Fortaleza, no Ceará. A agência meteorológica Climatempo informou que tratava-se de um parélio (ou sundog), um fenômeno que se parece muito com o arco-íris.

Siga o vc repórter no Twitter

De acordo com a leitora Christine Leão, as imagens foram registradas às 16h45, no bairro Farias Brito. Segundo a Climatempo, o fenômeno é causado pela difração da luz por meio de cristais de gelo, contidos nas nuvens do tipo Cirrus.

A agência destacou ainda que não é raro acontecer um parélio. O fenômeno costuma se dar em diversos locais do Brasil e sua ocorrência pode ser favorecida pelo tempo seco. No entanto, o ar não pode estar seco a ponto de não haver nenhuma nebulosidade.

<p>O fenômeno é bastante semelhante ao arco-íris</p>
O fenômeno é bastante semelhante ao arco-íris
Foto: Christine Leão / vc repórter

O parélio, segundo a Climatempo, é um fotometeoro muito parecido com o arco-íris. A diferença é que o arco-íris precisa de gotas de água e gelo maiores para a difração. A agência acrescentou que o fenômeno não é raro e precisa apenas de nuvens tipo Cirrus e sol poente ou nascente para acontecer.

A leitora Christine Leão, de Fortaleza (CE), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade