PUBLICIDADE

vc repórter: fenômeno da Superlua é visto no Brasil e no mundo

24 jun 2013 - 09h02
(atualizado em 30/6/2013 às 19h57)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Ave é vista em foto tirada da Superlua na cidade de Vespasiano, em Minas Gerais</p>
Ave é vista em foto tirada da Superlua na cidade de Vespasiano, em Minas Gerais
Foto: Guilherme Albano / vc repórter

O fenômeno que marcou o encontro mais próximo da Terra com a Lua neste ano de 2013 aconteceu na noite desse domingo e pôde ser visto em diversas cidades pelo Brasil e pelo mundo. O satélite natural, que em situações como esta fica maior e mais brilhante, iluminou o céu e foi registrado por muitas pessoas.

<p>A Superlua iluminou o céu de Porto Alegre, capital gaúcha</p>
A Superlua iluminou o céu de Porto Alegre, capital gaúcha
Foto: Carla Guimarães / vc repórter

Conhecido popularmente como Superlua, o fenômeno ocorre aproximadamente uma vez por ano e é cientificamente conhecido como "lua perigeu" – quando o satélite atinge a menor distância em relação à Terra.

Nesse domingo, o perigeu ocorreu no início da manhã às 7h32 (horário de Brasília) quando a Lua chegou a 356.991 quilômetros de distância da Terra. Ela estava 14% maior e 30% mais brilhante que as outras luas cheias de 2013. A última Lua perigeu aconteceu no dia 5 de maio de 2012.

De acordo com a Nasa, o próximo encontro do tipo deve ocorrer só em agosto de 2014. Já o “apogeu”, quando o satélite estará em seu ponto mais distante da Terra – a 406.490 quilômetros de distância – deve ocorrer no dia 9 de julho.

Os internautas Rafael Henrique, de Glória de Dourados (MS), Luiz F Pinto, de Pelotas (RS), Ogawa_202, de Porangaba (SP), Guilherme Albano, de Vespasiano (MG), Mauro Lúcio Simões Costa, de Santana do Acaraú (CE), Moacir Durli, de Nova Prata (RS) e Carla Guimarães, de Porto Alegre (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade