8 eventos ao vivo

vc repórter: fenômeno da Superlua é visto no Brasil e no mundo

24 jun 2013
09h02
atualizado em 30/6/2013 às 19h57
  • separator
  • comentários

O fenômeno que marcou o encontro mais próximo da Terra com a Lua neste ano de 2013 aconteceu na noite desse domingo e pôde ser visto em diversas cidades pelo Brasil e pelo mundo. O satélite natural, que em situações como esta fica maior e mais brilhante, iluminou o céu e foi registrado por muitas pessoas.

<p>Ave é vista em foto tirada da Superlua na cidade de Vespasiano, em Minas Gerais</p>
Ave é vista em foto tirada da Superlua na cidade de Vespasiano, em Minas Gerais
Foto: Guilherme Albano / vc repórter
<p>A Superlua iluminou o céu de Porto Alegre, capital gaúcha</p>
A Superlua iluminou o céu de Porto Alegre, capital gaúcha
Foto: Carla Guimarães / vc repórter

Conhecido popularmente como Superlua, o fenômeno ocorre aproximadamente uma vez por ano e é cientificamente conhecido como "lua perigeu" – quando o satélite atinge a menor distância em relação à Terra.

Nesse domingo, o perigeu ocorreu no início da manhã às 7h32 (horário de Brasília) quando a Lua chegou a 356.991 quilômetros de distância da Terra. Ela estava 14% maior e 30% mais brilhante que as outras luas cheias de 2013. A última Lua perigeu aconteceu no dia 5 de maio de 2012.

De acordo com a Nasa, o próximo encontro do tipo deve ocorrer só em agosto de 2014. Já o “apogeu”, quando o satélite estará em seu ponto mais distante da Terra – a 406.490 quilômetros de distância – deve ocorrer no dia 9 de julho.

Os internautas Rafael Henrique, de Glória de Dourados (MS), Luiz F Pinto, de Pelotas (RS), Ogawa_202, de Porangaba (SP), Guilherme Albano, de Vespasiano (MG), Mauro Lúcio Simões Costa, de Santana do Acaraú (CE), Moacir Durli, de Nova Prata (RS) e Carla Guimarães, de Porto Alegre (RS), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui .

vc repórter

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade