PUBLICIDADE

vc repórter: estudantes de SP criam drone para ajudar em desmoronamentos

18 set 2013 - 22h12
(atualizado em 20/9/2013 às 19h52)
Compartilhar
Exibir comentários
Batizado Dronic, robozinho voador serve para auxiliar também no mapeamento de áreas de risco
Batizado Dronic, robozinho voador serve para auxiliar também no mapeamento de áreas de risco
Foto: Felipe Barros / vc repórter

Alunos do Sesi de Cotia criaram um Drone (aeronave controlada remotamente) para ajudar a encontrar vítimas de soterramentos em tragédias. Com idades entre 11 e 14 anos, os estudantes do grupo Plugtronic esperam com o projeto vencer uma competição de robótica.

O projeto faz parte do programa First Lego League (FLL), um concurso global de robótica promovido pela marca de brinquedos Lego, que tem como objetivo desenvolver o interesse das crianças e adolescentes por áreas como ciência e tecnologia. Este ano, o tema da competição são as “Fúrias da Natureza”.

Julia Dimovici Krul, Tamiris Duque Silva, Gabriel Lourenço, Rodrigo Braz de Azevedo, José Antonio Cipolla Bittar e Ligia Ramin de Paula são os jovens cientistas que criaram o robozinho voador, batizado Dronic.

<p>Time &eacute; formado por alunos do 6&ordm; ao 9&ordm; anos</p>
Time é formado por alunos do 6º ao 9º anos
Foto: Felipe Barros / vc repórter

O equipamento tem sensores e câmeras que ajudarão as autoridades em situações de risco, especialmente em locais de desmoronamentos, na identificação de vítimas e no mapeamento de áreas de risco. Ao menos essa é a ideia dos estudantes. “O mais legal é que eles pensaram nas consequências dos desastres e não só nas causas”, explica o orientador do grupo, Felipe Barros.

Ele confessa ficar boquiaberto com o avanço dos pupilos. “Muitas vezes minha função é apenas assisti-los, orientá-los. Eles são muito dedicados e inteligentes, deixo que experimentem e sempre me impressiono”.

First Lego League (FFL) 

Participam da First Lego League (FFL) jovens com idades entre 9 e 15 anos. O programa utiliza temas baseados em desafios para engajar os estudantes na solução de problemas. O objetivo é desenvolver o trabalho em equipe, o espírito esportivo, a ideia de aprendizado contínuo e o envolvimento com a comunidade.

Entre outubro e novembro, devem ocorrer as etapas regionais e em dezembro serão realizadas as etapas estaduais – cada fase é eliminatória, e as equipes vencedoras vão sendo selecionadas para a disputa nacional e para o Mundial nos Estados Unidos e os Abertos da Europa e da Ásia, realizados entre abril a junho de 2014.

O internauta Felipe Barros, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade