PUBLICIDADE

vc repórter: brasileiro viaja à “caça” de aurora boreal

17 dez 2012 - 17h08
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Um dos fenômenos naturais mais exuberantes da natureza é também um dos mais repletos de magia. Conhecida como aurora boreal – ou austral, dependendo do hemisfério em que ocorre – a aurora é causada pela interação de partículas provenientes do vento solar carregadas de energia com a camada energética da Terra.

"Caçador" de auroras boreais, o comerciante brasileiro Marco Brotto viaja pelo mundo na tentativa de avistar o fenômeno
"Caçador" de auroras boreais, o comerciante brasileiro Marco Brotto viaja pelo mundo na tentativa de avistar o fenômeno
Foto: Marco Brotto / vc repórter

Para o comerciante Marco Brotto, 42 anos, assistir a uma aurora boreal é uma experiência única. “Nunca existirá uma igual a outra. A sensação é de medo e admiração. Você se sente minúsculo perante toda energia e beleza, por outro lado, a adrenalina vai à mil”, conta ele, que já viajou ao Alasca, Finlândia, Suécia, Islândia, e teve três passagens pela Noruega à caça de auroras.

Desta vez, no entanto, Brotto resolveu adicionar ainda mais emoção à viagem. “Sempre fui um viajante nato – este ano fui à Islândia sozinho – e minha namorada sabe que para estar comigo não poderá ir a algumas viagens. Um dia ela brincou dizendo que a aurora boreal era minha amante, e disse que queria conhecer a ‘rival’”.

O comerciante decidiu então levar a namorada, a consultora Laurize Ruzza, para presenciar uma aurora pela primeira vez. O casal, de Curitiba (PR), embarcou no último dia 8 com destino à Noruega. Escondido, ele levou na bagagem uma pequena caixa, com um par de alianças, e pediu a noiva em casamento em meio ao cenário mágico.

“Ela aceitou. Agora estamos noivos, e vamos nos casar. Se não aceitasse deixava ela aqui congelando”, brinca ele.

Fenômeno imprevisível

De acordo com o astrofísico Gustavo Rojas, professor da Ufscar e doutor em astronomia, o choque entre as partículas causa o fenômeno luminoso, que ocorre na região dos polos terrestres por ser uma região de atração magnética.

Ainda segundo Rojas, a atividade solar influencia diretamente na ocorrência das auroras, e o período entre 2012 e 2013 deve registrar deve ser propício à ocorrência da aurora boreal/austral. “O Sol passa por ciclos de 11 anos. Entre 2012 e 2013, o astro estará em um período com mais manchas e atividades solares, o que torna o período mais suscetível às auroras. É imprevisível, no entanto, saber ao certo quando uma aurora irá acontecer”, ressalta.

”Existem dois tipos principais de aurora. As provenientes dos átomos de oxigênio, que geram auroras de colorações verdes e vermelho escuro, e de átomos de nitrogênio liberam coloração azul e vermelho vivo”, explica Rojas. As mais comuns são as verdes, como as registradas pelo brasileiro Marco Brotto, nos fiordes da Noruega.

O internauta Marco Brotto, de Curitiba (PR), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade