PUBLICIDADE

Urso panda gigante nasce em zoo de Washington

23 ago 2013 - 21h31
Compartilhar

Um urso panda gigante nasceu nesta sexta-feira ao meio-dia no zoo de Washington, após uma inseminação artificial, anunciou a instituição.

"Temos um bebê!", anunciou o Zoo nacional no Twitter, depois que a panda fêmea Mei Xiang deu à luz às 17h32 (18h32 de Brasília). Os filhotes desses pandas costumam nascer muito pequenos, com menos de um quilo.

"Mei Xiang pegou seu bebê imediatamente e cuidou dele", acrescentou o Zoo em uma nota, acrescentando que era possível ouvir o choro do filhote.

Mei Xiang entrou em trabalho de parto duas horas antes. Estava sob vigilância permanente desde 7 de agosto pelo circuito interno de TV da instituição.

Em setembro passado, Mei Xiang havia dado à luz uma pequena fêmea, que morreu seis dias depois, devido a um problema de fígado.

Mei Xiang foi inseminada artificialmente duas vezes em março, depois que fracassou a tentativa de uma gravidez normal com o macho do zoo, Tian Tian. A panda fêmea foi inseminada com o sêmen de Tian Tian na primeira tentativa e com o do panda do zoo de San Diego, Gao Gao, na segunda.

Um teste de paternidade será feito nas próximas semanas para determinar a paternidade do bebê.

A panda gigante do zoo de Washington teve seu primeiro bebê em julho de 2005, Tai Shan, que hoje vive em Ya'an, na China.

Além disso, um bebê panda nasceu em meados de agosto no zoo de Schönbrunn em Viena. No de Atlanta (Geórgia, sul dos EUA), teve um nascimento de gêmeos em 17 de julho.

Os pandas gigantes são uma espécie em perigo. Há cerca de 1.600 animais em estado selvagem na China, e outros 300 em cativeiro pelo mundo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade