PUBLICIDADE

Uma edição para você, que anda meio esquecido e não sabe por quê

29 out 2014 - 14h11
Compartilhar

Cientistas explicam como o cérebro decide se o aprendizado é importante ou não. Uma dica: fazer várias coisas ao mesmo é prejudicial para a memória. Você vê ainda como países lidam com a falta de água.

Fazer várias coisas ao mesmo tempo é quase que uma regra na vida das pessoas. Mas para quem anda um pouco esquecido e quer armazenar informações na memória de longo prazo, o melhor é deixar a multitarefa de lado. Pesquisadores da Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, conseguiram demonstrar como isso afeta o aprendizado. Nesta edição do Futurando, você recebe dicas de cientistas de como aprender melhor.

Você verá um caso emocionante que mostra como a tecnologia está ajudando um cego a voltar a enxergar. O holandês Jeroen Perk perdeu a visão devido a uma doença genética. Mas desde o ano passado, ele está aprendendo a usar uma espécie de olho biônico que deu a ele a chance de começar um novo hobby: tiro de arco e flecha.

Se você acompanha as notícias do mundo da ciência, já sabe quais projetos ganharam o Nobel neste ano. O Futurando leva você a alguns dos laboratórios: veremos a ideia brilhante por trás do Nobel de Química, concedido ao alemão Stefan Hel e aos norte-americanos Eric Betzig e William Moerner.

Água

O governo da Etiópia trabalha em um projeto ambicioso: tornar-se o maior produtor de energia da África. Os países vizinhos não estão muito contentes com o projeto – o medo é que o empreendimento provoque desabastecimento em outros territórios.

Na Tailândia, a falta de chuva e a consequente escassez de água também são um problema. Produtores rurais de uma vila tiveram que unir esforços para enfrentar os longos períodos de seca. Com a ajuda internacional, eles constroem uma barragem "viva". Vale a pena dar uma olhada nesta iniciativa!

A água também é a estrela de espetáculos de entretenimento: na Europa, o show Aquanário mistura jatos de água, luz e fogo num espetáculo que atrai milhões de espectadores a cidades da Alemanha desde 2012. Nós fomos dar uma olhada nos bastidores e saber se o recurso é usado com responsabilidade e de forma sustentável.

Não perca o Futurando!

O programa

Futurando é o programa que traz as novidades de ciência, meio ambiente e tecnologia, produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha. O programa é exibido no Brasil pelo Futura todas as quintas-feiras, às 20h30, com reprise aos domingos às 13h30; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30 e pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40. O Futurando é transmitido também em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade