PUBLICIDADE

Ufologia: fórum prevê comunicação com ETs em menos de 20 anos

4 dez 2012 - 08h45
(atualizado às 08h48)
Compartilhar

Carta reivindicando a liberação de todos os arquivos confidenciais do governo brasileiro sobre objetos voadores não identificados. Apresentação de dados que provariam diversas visitas de extraterrestres ao nosso planeta. Estimativa de comunicação de humanos com ETs em, no máximo, 20 anos. Esses são os destaques do IV Fórum Mundial de Ufologia, que ocorre de 6 a 9 de dezembro, no hotel Golden Tulip em Foz do Iguaçu.

Objeto discoide com tamanho estimado em 40 m de diâmetro fotografado entre Manaus e Belém, sobre a floresta, pela tripulação de um Boeing em 1976
Objeto discoide com tamanho estimado em 40 m de diâmetro fotografado entre Manaus e Belém, sobre a floresta, pela tripulação de um Boeing em 1976
Foto: Revista UFO / Divulgação

De acordo com o coordenador do evento e editor da revista UFO, o jornalista Ademar Gevaerd, a edição de 2012 ganha dimensão maior devido à crescente evidência da ufologia na mídia nos últimos anos, especialmente na América Latina. O Fórum tem público esperado de mil pessoas e um total de 37 conferencistas representando 17 países, 23 palestrantes a mais do que na edição anterior. As conferências, sobre temas como casos ufológicos, posição dos governos sobre a ufologia, evidências de contato e conscientização global sobre a "realidade extraterrestre", devem durar, em média, de 40 a 50 minutos.

O coordenador do evento afirma que os conferencistas revelarão dados que projetam uma comunicação entre humanos e "outras criaturas inteligentes" em, no máximo, duas décadas. Assim, os organizadores esperam conscientizar as pessoas de que a realidade extraterrena pode estar mais próxima do que elas acreditam. Os canais Discovery e History Channel devem produzir documentários sobre o encontro e os dados divulgados.

"O assunto está deixando de ser tabu. A intenção do evento é levar essas importantes informações para toda a sociedade. É para leigos, é para todo mundo. Não especificamente para os especialistas. Até o Vaticano está reconhecendo muitas coisas", resume Gevaerd.

De acordo com Gevaerd, há um cenário favorável ao tema no Brasil, já que em 2007, o governo brasileiro revelou parte dos arquivos confidenciais sobre objetos voadores não identificados. Conforme o jornalista, no entanto, muitos documentos não foram liberados. A Operação Prato, de 1977, seria um exemplo. Naquele ano, relatos da população de Colares, no Pará, levaram a FAB a deslocar mais de 20 militares para uma operação especial: registrar e verificar ocorrências de luzes hostis e manifestações misteriosas. Munidos de câmeras fotográficas e filmadoras, os agentes não viram nada fora do comum nos dois primeiros meses. Depois, no entanto, tudo mudou: objetos luminosos se movimentando erraticamente, naves maiores do que prédios de 30 andares e depoimentos chocantes da população ribeirinha. A operação resultou em 2 mil páginas de documentos, 500 fotos e 16 horas de filme. Mas apenas 300 desses documentos foram divulgados pelo governo.

No evento, será assinada a Carta de Foz do Iguaçu, um manifesto para que outras nações sigam o exemplo da liberação de documentos sigilosos sobre o assunto e que o próprio Brasil abra o restante dos arquivos oficiais sobre óvnis. "Ela deve ser assinada inclusive por autoridades militares, religiosas e pesquisadores de vários países que estarão presentes no evento", afirma Gevaerd.

Um dos palestrantes é Stephen Basset, do grupo de pesquisas espaciais Paradigm Research Group, sediado no estado de Maryland (EUA). Basset é um ativista norteamericano que promove petições para que o governo dos Estados Unidos libere através do Congresso informações sobre discos voadores. Sua palestra, "Abertura Ufológica, Exopolítica e Mudança de Paradigmas em 2012", pode ser conferida no dia 9, no encerramento do evento.

No México, já há fundos de pesquisas privados e governamentais sobre o tema. O jornalista mexicano Jaime Maussan integra a lista de conferencistas do Fórum Mundial de Ufologia. Ele é conhecido em seu país por conta de rede de televisão Tercer Milenio, voltada à ufologia. "A América Latina já é a região mais aberta do mundo quanto ao assunto", afirma o jornalista, em entrevista exclusiva ao Terra.

"As pesquisas dizem que, no Chile, são mais de 80% que acreditam nos fenômenos e, no México, mais de 60%. Vamos falar da evolução sobre os fenômenos desde 1991 até as atuais intenções de comunicação que se fortaleceram a partir de 2003. Focaremos em episódios recentes detectados por radares do México e do Weather Channel, nos Estados Unidos", adiantou Maussan, explicando que as tentativas de comunicação com seres inteligentes são similares à registradas no período Neolítico.

Maussan promete revelações fortes em sua palestra, chamada "Contato Iminente e Revelação Extraterrestre Para Toda a Humanidade", no dia 8. "Trago informações bombásticas provenientes de todo o mundo para mostrar que estamos de fato próximos de uma aceitação global da realidade ufológica, e que devemos estar preparados", garantiu.

Serviço

Site do Fórum Mundial de Ufologia: www.ufoz.com.br

Inscrições: Não há mais vagas para inscrições

Período: 6 a 9/12

Palestrantes

Ataíde Ferreira (piscólogo e consultor da Revista UFO em Cuiabá)

Carlos Odone (do Movimento Gaúcho de Ufologia e consultor da Revista UFO em Porto Alegre)

Eduardo Grosso (ufólogo argentino especialista em abduções em dormitórios)

Elias Kolev (da entidade CEFORA Argentina, que auxilia a Aeronáutica do país)

Eloir Fuchs (oficial do Exército e consultor da Revista UFO em Uruguaiana)

Gábor Tarcali (correspondente internacional da Revista UFO na Hungria)

Gilda Moura (psicóloga, autora e consultora da Revista UFO no Rio)

Guillermo Aldunatti (radialista e pioneiro da Ufologia Argentina)

João Matos (médico e consultor da Revista UFO em Portugal)

John Rao (dono da revista Open Minds, dos Estados Unidos)

Capitão Julio Guerra (piloto e militar conhecidíssimo em Portugal por sua experiência com UFOs no ar)

Liliana Flotta Grosso (ufóloga argentina especialista em visitas de dormitório)

Luis Reinoso (advogado e consultor da Revista UFO na Argentina)

Marcos Malvezzi Leal (autor e consultor da Revista UFO em São Paulo)

Margarete Áquila (cantora nacionalmente reconhecida)

General Paulo Yogui Uchôa (filho do saudoso general Alfredo Moacyr Uchôa)

Silvia Simondini (pesquisadora pioneira da Ufologia Argentina)

Yohanan Díaz Vargas (jornalista e consultor da Revista UFO no México)

Fonte: GHX Comunicação
Compartilhar
TAGS
Publicidade