PUBLICIDADE

UE qualifica COP-15 de "desastre" e "grande fracasso"

22 dez 2009 - 07h42
(atualizado às 08h35)
Compartilhar

O ministro do Meio Ambiente sueco, Andreas Calgren, cujo país ocupa a presidência de turno da União Europeia (UE) até o final do ano, qualificou de "desastre" e "grande fracasso" a Cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), realizada em Copenhague. "Vamos discutir o desastre que tivemos em Copenhague, como continuar as negociações e como chegar mais longe", anunciou Calgren, ao chegar à reunião de ministros do Meio Ambiente realizada nesta terça-feira em Bruxelas.

Climate Go Green INFO 5
Climate Go Green INFO 5
Foto: Reuters

O sueco antecipou que a UE começará a explorar "alternativas de trabalho", já que, após dois anos de intensas negociações internacionais, a COP-15 "foi um grande fracasso, com o qual temos que aprender". Calgren destacou a unidade do bloco europeu durante os 12 dias de encontro na Dinamarca e afirmou que a UE "nunca esteve dividida".

A liderança europeia bateu de frente, no entanto, com a atitude de países como os Estados Unidos e a China, que demonstraram uma verdadeira "falta de vontade", comentou. Segundo a presidência da UE, continua sendo necessário criar um sistema internacional "que leve em conta não só os interesses dos grandes países, como ocorreu em Copenhague, mas também os dos menores".

Sobre o texto final de Copenhague, Calgren disse que "duas páginas e meia de declaração nunca podem cobrir todos os pontos que foram abordados nas negociações".

COP-15

A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada entre 7 e 18 de dezembro, teve a participação de 192 países que se reuniram em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo principal do evento era o de traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

EFE   
Compartilhar
TAGS
Publicidade