PUBLICIDADE

Tian Tian, a panda de Edimburgo, pode estar grávida

9 ago 2013 - 08h40
(atualizado em 10/8/2013 às 10h16)
Compartilhar

Quatro meses depois de ter sido inseminada artificialmente, Tian Tian, a pandinha do zoológico de Edimburgo, pode estar grávida, indicaram nesta sexta-feira seus cuidadores, que observaram sua perda de apetite, seu mau humor e o fato de estar mais caseira.

"Ela parece estar num bom caminho", comentou o diretor do programa de pandas do zoo, Iain Valentine, falando à BBC.

Todos estão notando as mudanças hormonais e de comportamento da panda, cada vez menos sociável.

O zoo se mantém, no entanto, prudente a respeito, já que, como não pode fazer uma ultrassonografia, considerada muito arriscada, só saberá se Tian Tian está grávida mesmo um pouco antes do parto, que poderá ser a partir de setembro.

O período de gestação dos pandas, que só podem se reproduzir alguns dias por ano, varia geralmente entre quatro e cinco meses.

Se confirmada a notícia, o Reino Unido poderá ver o primeiro nascimento de um ou vários bebês pandas em seu território.

Tian Tian, que significa "querida" em chinês, e seu companheiro, Yang Guang ("luz do sol"), são os únicos representantes no Reino Unido de sua espécie, ameaçada de extinção.

Chegaram procedentes da China, em dezembro de 2011, um evento transmitido ao vivo pela tv, e em seu primeiro ano levaram cerca de 500.000 visitantes ao zoológico, incluindo a duquesa Catherine e a atriz Nicole Kidman.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
TAGS
Publicidade