PUBLICIDADE

Tesla lança modelo de SUV elétrico

30 set 2015 - 14h50
(atualizado às 20h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Empresa pioneira no setor de carros elétricos anuncia o Model X, que tem portas asa de gaivota, faz 400 quilômetros com a bateria carregada e alcança 97km/h em 3,2 segundos.

Apesar do atraso de alguns anos, o momento não poderia ser melhor: em meio ao escândalo das taxas de emissão de poluentes dos automóveis a diesel da Volkswagen, a empresa americana Tesla lançou o primeiro SUV entre os carros elétricos, o Model X.

O presidente da Tesla, Elon Musk, entregou os primeiros modelos nesta terça-feira (29/09) a seis clientes na fábrica em Fremont, na Califórnia. O lançamento era aguardado há anos. Os primeiros modelos do SUV elétrico haviam sido encomendados já em 2012.

Elon Musk lança Tesla Model X Crossover SUV na Califórnia
Elon Musk lança Tesla Model X Crossover SUV na Califórnia
Foto: Getty Images

O preço mais elevado para um Model X é de 144 mil dólares. O automóvel é capaz de rodar 400 quilômetros com a bateria totalmente carregada, tem portas asas de gaivota e acelera de 0 a 97 quilômetros por hora em 3,2 segundos.

A Tesla, que até o momento oferecia apenas um modelo de carro elétrico, o sedan esportivo Model S, deseja atrair novos consumidores com o SUV. Os californianos acreditam que o novo carro é mais adequado às famílias, o que pode agradar também o público feminino.

No longo prazo, a empresa mira o mercado de massa, que espera conquistar a partir de 2018 com o Model 3, de baixo custo, com preço em torno de 35 mil dólares. Para tal, é necessário que uma fábrica voltada à produção de baterias de baixo custo, a chamada Gigafactory, fique pronta a tempo. O Model 3 deverá ser apresentado em março de 2016.

Com o Model X, a empresa adere a uma das mais fortes tendências do mercado automotivo nos Estados Unidos. Os veículos SUV já estão há um bom tempo no topo das vendas no país, ao lado das picapes.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade