PUBLICIDADE

vc repórter: SC tem academia feita com materiais recicláveis

15 jul 2014 - 17h02
(atualizado em 16/7/2014 às 16h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Um professor de educação física de Criciúma, no sul de Santa Catarina, desenvolveu com seus alunos diversos aparelhos de academia feitos com materiais recicláveis. Reginaldo Antônio Joaquim afirmou que o projeto foi uma maneira de mostrar aos estudantes como o conceito de sustentabilidade pode ser utilizado na prática.

Siga o vc repórter no Twitter

A ideia partiu do educador. Reginaldo contou que a sustentabilidade era o tema central de um trabalho que seria desenvolvido por alunos do Centro de Educação para Jovens e Adultos (EJA). “Eu fui conversando com eles e eles me falavam que não tinham tempo e condições para praticar atividades físicas”, disse o professor ao explicar a origem do projeto, que uniu o conceito a ser estudado e uma necessidade dos estudantes.

O professor afirmou que dos "três erres" da sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) a reutilização foi o principal mote do projeto, no qual 90% do material foi reaproveitado. “Caixa de supermercado virou step, um pneu usado virou jump, uma bicicleta enferrujada foi reformada e suspensa para virar uma bicicleta ergométrica, alteres foram feitos com garrafa pet, latinhas de refrigerante e cimento”, disse Reginaldo, que acrescentou que são feitas as devidas adaptações e ajustes para que seja possível usar o equipamento com segurança.

No total, foram quatro meses de desenvolvimento. O educador afirmou que o trabalho pronto foi apresentado na 3ª Exposição Científica do EJA. Após a exibição, Reginaldo foi procurado por algumas pessoas de outros municípios, que se interessaram em aprender e disseminar a ideia.

O leitor Reginaldo Antonio Joaquim, de Criciúma (SC), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui ou envie pelo aplicativo WhatsApp, disponível para smartphones, para o número +55 11 97493.4521.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade