PUBLICIDADE

vc repórter: centro do Rio tem 300 lixeiras; prefeitura diz ser suficiente

20 ago 2013 - 22h07
(atualizado em 21/8/2013 às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Funcion&aacute;rio da Comlurb instala lixeira no centro do Rio</p>
Funcionário da Comlurb instala lixeira no centro do Rio
Foto: José Carlos Pereira de Carvalho / vc repórter

Nesta terça-feira, com o início da aplicação de multas a quem for flagrado jogando lixo nas ruas do centro do Rio de Janeiro, muitos cidadãos passaram a questionar se a quantidade de lixeiras seria suficiente para atender à pretendida mudança de hábito e também se os cestos estariam dispostos de forma adequada.

Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), a quantidade de papeleiras – lixeiras de cor laranja afixadas em postes – basta para atender a demanda. Na região do centro, existem 300 delas, distribuídas em maior número na avenidas Rio Branco, com 68, Presidente Vargas, onde há 85, e na rua Uruguaiana, 48.

Com capacidade para acomodar até 50 litros, as papeleiras são projetadas especialmente para os lixos de pedestres, incluindo uma mistura perigosa: cigarros acesos e papel, produto facilmente inflamável.

A Comlurb afirma que as papeleiras foram projetadas prevendo essa situação. “Uma de suas funções (da papeleira) é servir também de cinzeiro. Os cigarros devem ser apagados na chapa de ferro dessas cestas antes de serem jogados no interior delas. Assim, não se suja o chão e evita-se acidentes, como um incêndio no seu interior”, esclarece.

As papeleiras ficam especialmente concentradas em locais com maior fluxo de pedestres, pontos de ônibus, táxi, centros comercias e ruas movimentadas. Nos bairros residenciais, "a colocação segue um outro padrão, de acordo com o planejamento adequado para cada área", afirma o órgão.

Furtos e vandalismo

A administração municipal explicou, contudo, que sofre com atos de vandalismo e, principalmente, com furtos. Das 30 mil papeleiras espalhadas por todo o município do Rio, entre 1.800 e duas mil são furtadas por mês. Desse montante, de 60% a 70% são recuperadas e reinstaladas.

Atos de vandalismo, potencializados desde as manifestações populares do último mês de junho, foram responsáveis por danificar 564 papeleiras.

O internauta José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade