PUBLICIDADE

Solstício de inverno começa nesta sexta no Hemisfério Sul

Solstício de inverno é marcado por chuvas irregulares e registro de queimadas no Brasil; estação termina no dia 22 de setembro

21 jun 2013 - 07h18
(atualizado às 09h43)
Compartilhar
Exibir comentários
Solstício de inverno coincidiu com eclipse total da lua no Hemisfério Norte em 2010
Solstício de inverno coincidiu com eclipse total da lua no Hemisfério Norte em 2010
Foto: Getty Images

O solstício de inverno é comemorado neste dia 21 de junho em todo o Hemisfério Sul e marca o início da estação mais fria do ano. Em 2013, o fenômeno astronômico ocorreu exatamente às 2h04, horário de Brasília, quando começou oficialmente o inverno. O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador.

A estação, na teoria, é a mais seca e a mais fria em quase todo o Brasil. A exceção fica por conta do leste nordestino, que tem neste período parte de sua estação úmida (que começa em março e vai até agosto).

No País, não estão ocorrendo nem o fenômeno El Niño, nem o La Niña. Pequenas variações nos campos oceânicos do Pacífico e do Atlântico, porém, podem modificar o comportamento médio e proporcionar curtos períodos mais úmidos e frios, como já foi vivenciado no outono.

Julho será mais frio que a média, mas agosto e principalmente setembro devem ser mais quentes em grande parte do Brasil. Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul do Paraná, devem ter mais frio, mas sem risco de grandes e intensas geadas.

A estação acabará no dia 22 de setembro, exatamente às 17h44min, horário de Brasília.

<a data-cke-saved-href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/ciencia-de-a-a-z/iframe.htm" href="http://www.terra.com.br/noticias/ciencia/infograficos/ciencia-de-a-a-z/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade