PUBLICIDADE

Solar Impulse II suspende volta ao mundo por superaquecimento das baterias

15 jul 2015 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários

A equipe do avião Solar Impulse II anunciou nesta quarta-feira que suspenderá até abril de 2016 a tentativa de dar a volta ao mundo que começou em março, devido a um problema de superaquecimento das baterias que demorará meses para ser resolvido.

A aeronave ficará até abril no Havaí, onde chegou no dia 3 de julho após um voo de cinco dias sobre o Oceano Pacífico no qual bateu os recordes mundiais de distância e tempo para um avião alimentado por energia solar.

"Os danos irreversíveis a certas partes das baterias requeriam consertos que demorarão vários meses. Paralelamente, a equipe de engenharia do Solar Impulse estudará alternativas para estabelecer melhores processos de refrigeração e aquecimento para voos muito longos", informou a equipe da aeronave em seu site oficial.

A aeronave, alimentada com mais de 17 mil placas solares, pretende atingir uma meta: percorrer 35 mil quilômetros sem usar uma gota sequer de combustível, para conscientizar sobre o uso de energias limpas em detrimento aos poluentes combustíveis tradicionais.

O último voo do avião Solar Impulse II durou 120 horas, um total de cinco dias e cinco noites desde que decolou do Japão até sua chegada ao Havaí, etapa considerada como a mais difícil.

A aeronave tinha previsto decolar em breve rumo à cidade de Phoenix, no estado americano do Arizona, trajeto que agora foi adiado para abril de 2016.

As próximas paradas do percurso são uma cidade ainda a ser determinada no centro dos Estados Unidos, depois Nova York, depois um ponto ainda não fixado na Europa ou o norte da África, e por último Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, que foi o ponto de partida da volta ao mundo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade