PUBLICIDADE

Solar Impulse II decola do Japão em voo rumo ao Havaí

28 jun 2015 - 17h11
Compartilhar
Exibir comentários

O avião Solar Impulse II decolou na madrugada deste domingo de Nagóia, no Japão, rumo ao Havaí em um complicado voo sobre o Oceano Pacífico, com o qual retoma sua histórica tentativa de dar a volta ao mundo, informou a emissora "BBC".

A aeronave, que voa abastecida exclusivamente por energia solar, levará cerca de 120 horas no novo percurso, um total de cinco dias e cinco noites.

A decolagem do avião estava prevista para a terça-feira passada, mas teve que ser suspensa na última hora pelo mau tempo, quando o piloto já estava no comando.

O projeto teve outro contratempo, também por razões meteorológicas, quando no dia 1º de junho interrompeu o trajeto que tinha iniciado no dia anterior, da cidade chinesa de Nanquim rumo ao Havaí, e foi obrigado desviar o caminho para Nagóia.

A travessia sobre o Pacífico é considerada a etapa mais difícil do percurso do avião pela instabilidade meteorológica e a grande distância do voo, que supera a soma dos seis trajetos anteriores. Se tiver êxito na tentativa, estabelecerá um recorde de distância para um avião que usa apenas energia solar e viaja sozinho.

A "aventura solar" da aeronave pretende marcar um feito histórico: percorrer 35 mil quilômetros sem usar uma gota sequer de combustível, impulsionado unicamente pela energia solar.

A aeronave, que se alimenta com mais de 17 mil células solares, tem por objetivo completar a volta ao mundo em 12 etapas, que já incluíram até o momento escalas em Mascate (Omã), Ahmedabad e Benarés (Índia), Mandalay (Mianmar), Chongqing e Nanquim.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade