PUBLICIDADE

Site vai receber sugestões para discussões na Rio+20

15 mai 2012 - 09h36
Compartilhar

A Organização das Nações Unidas (ONU) lança site para receber contribuições da população brasileira à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, prevista para junho, no Rio. Quem desejar contribuir para as discussões pode enviar textos, fotos ou vídeos para o endereço www.ofuturoquenosqueremos.org.br.


A iniciativa faz parte de uma campanha lançada mundialmente pela ONU, com versões para o árabe, chinês, espanhol, inglês, francês e russo, línguas oficiais das Nações Unidas. Segundo o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), Giancarlo Summa, o site pretende mobilizar os brasileiros para que manifestem seu pensamento sobre como seria o futuro num mundo mais sustentável.


"A discussão sobre desenvolvimento sustentável só será um sucesso se a opinião pública em cada país se envolver e fizer pressão sobre governos e empresas, com contribuições envolvendo o tripé economia, ambiente e social. A nossa proposta aqui no Brasil é envolver a sociedade civil nessa discussão, para que se manifeste sobre o que queremos para daqui a 20 anos", explica.


Summa ressalta que parte do conteúdo postado será apresentada em telões de led no Riocentro, onde chefes de governo e de Estado se reunirão durante a conferência. "Também estamos pensando em outras formas de fazer chegar diretamente ao governo brasileiro e a outros governos as propostas dessa conversa global, com formas mais inovadoras, com muita internet e pouco papel", afirma.

Organização - Para ajudar os participantes da conferência a se programar para os inúmeros eventos previstos para o Rio no período de 13 a 22 de junho, A Unic Rio também está lançando a Agenda Total (www.agendatotal.org).


A ferramenta colaborativa oferece agenda de eventos, notícias, fóruns, chat, enquetes, postagem de documentos, vídeos, fotos em alta resolução, videoconferências e reuniões online, tudo integrado às redes sociais. É uma plataforma de conversação, comunicação, partilha de conteúdo e conhecimentos que funciona por autogestão de grupos e usuários que fazem parte das agendas: Oficial, Paralela Oficial e Cúpula dos Povos, por meio de login e senha.


"O projeto também foi pensado para servir à imprensa, que receberá logins e senhas e poderá utilizar as imagens e vídeos e ainda ter acesso aos participantes da rede para entrevistas e interação direta", explica a coordenadora da Agenda Total, Silvana de Matos. Todo conteúdo classificado como público estará disponível na internet a partir de 8 de junho.

Saída - Para o secretário-geral da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, Sha Zukang, a cooperação e as parcerias são as ferramentas para a aceleração do desenvolvimento sustentável.


Na opinião do dirigente, os países em desenvolvimento precisam encontrar soluções para erradicar a pobreza e fazer a transição para a economia verde. "Se as preparações em andamento da Rio+20 resultaram em algum esclarecimento, um dos mais básicos deles é que a cooperação para o desenvolvimento desempenhará um papel fundamental na implementação do desenvolvimento sustentável", afirma Zukang.


Fonte: DiárioNet DiárioNet
Compartilhar
Publicidade