PUBLICIDADE

Secretário da Rio+20 diz que negociações foram bem sucedidas

19 jun 2012 - 17h41
Compartilhar

O secretário-geral da Rio+20 elogiou o texto acordado entre os países participantes da conferência sobre desenvolvimento sustentável. Sha Zukang disse que as negociações tiveram uma bem sucedida conclusão e agradeceu à liderança do Brasil nos últimos dias.

A instalação foi criada pelo conselho ético World Future Council (WFC)
A instalação foi criada pelo conselho ético World Future Council (WFC)
Foto: Terra / Reuters

Confira a programação com os principais eventos

Veja onde estão ocorrendo os eventos da Rio+20 "Consideramos que o texto contém muita ação. E se essa ação é implementada, e se as medidas de acompanhamento são tomadas, ele vai realmente fazer uma grande diferença na geração de uma mudança global positiva. Claro, este documento é o produto de intensas negociações prolongadas. E, portanto, é um texto de compromisso. Como todas as negociações, haverá alguns países que sentem que o texto poderia ser mais ambicioso. Ou outros que sentem que as suas próprias propostas poderiam ser melhor refletidas. Enquanto outros podem ainda preferir ter sua própria língua. Mas vamos ser claros: as negociações multilaterais necessitam dar e receber", diz Zukang em nota divulgada nesta tarde.

O documento aprovado nesta terça-feira foi alvo de críticas, principalmente de ONGs ambientalistas. O texto, que segue para a Conferência de chefes de Estado - que começa amanhã no Rio -, deixa de fora pontos de divergências, como a criação de um fundo de US$ 30 bilhões (que poderia chegar a US$ 100 bilhões) para ações sustentáveis.

Sobre a Rio+20

Vinte anos após a Eco92, o Rio de Janeiro volta a receber governantes e sociedade civil de diversos países para discutir planos e ações para o futuro do planeta. A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre até o dia 22 de junho na cidade, deverá contribuir para a definição de uma agenda comum sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Depois do período em que representantes de mais de 100 países discutiram detalhes do documento final da Conferência, o evento se prepara para ingressar na etapa definitiva. De quarta até sexta, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Rio+20 com a presença de diversos chefes de Estado e de governo de países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU Ban Ki-moon, vários líderes mundiais não estarão presentes, como o presidente americano Barack Obama, a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Além disso, houve impasse em relação ao texto do documento definitivo. Ainda assim, o governo brasileiro aposta em uma agenda fortalecida após o encontro.

vc repórter

Vai acompanhar os eventos da Cúpula dos Povos na Rio+20? Envie fotos e relatos

.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade