PUBLICIDADE

Rio+20: prevendo caos, prefeitura amplia mudanças no trânsito

13 jun 2012 - 13h16
(atualizado às 13h33)
Compartilhar

Angela Chagas
Direto do Rio de Janeiro

Sobre as manifestações programadas para ocorrerem na cidade a partir do dia 15, quando terá início a programação paralela da Cúpula dos Povos, prefeitura diz que a cidade não vai trabalhar com repressão
Sobre as manifestações programadas para ocorrerem na cidade a partir do dia 15, quando terá início a programação paralela da Cúpula dos Povos, prefeitura diz que a cidade não vai trabalhar com repressão
Foto: CET-Rio / Divulgação

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou na manhã desta quarta-feira, dia 13, mudanças significativas no esquema de trânsito durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que teve início hoje. De acordo com o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Osório, as retenções nas vias foram ampliadas já que a maioria dos chefes de Estado deve chegar ao Rio até terça-feira, dia 19.

"Tivemos um aumento em 30% no número de chefes de Estado que confirmaram presença no evento em relação ao planejamento inicial. E o mais importante é que, ao contrário do que estimávamos, pelo menos 70% deles já estarão no Rio até o dia 19. Por isso precisamos fazer as mudanças", disse o secretário. Ele ainda pediu para que a população evite sair de casa de automóvel no período de 18 a 22 de junho.

"Teremos mais de 100 comitivas de diferentes países no Rio de Janeiro. Claro que isso vai trazer muitos transtornos, por isso pedimos para a população usar o transporte público". Segundo ele, a decisão de decretar feriado escolar e ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22 vai ajudar a reduzir o impacto viário em pelo menos 30%.

O secretário ainda minimizou o fato de as mudanças terem sido anunciadas somente hoje, no dia que teve início a programação oficial da Rio+20. "Só tivemos confirmação da ONU dessa mudança em relação à presença dos chefes de Estado na terça-feira. Por isso a confirmação veio agora", disse ao destacar que os dias 19, 20, 21 e 22 serão críticos para a cidade.

Sobre as manifestações programadas para ocorrerem na cidade a partir do dia 15, quando terá início a programação paralela da Cúpula dos Povos, ele disse que a cidade não vai trabalhar com repressão. "É da tradição da cidade permitir as manifestações. Estamos preparados para minimizar os impactos que os protestos podem causar no trânsito".

Para evitar transtornos, 905 agentes da prefeitura estarão monitorando o trânsito, além de 130 viaturas 39 reboques. "Dobramos o número de operadores da Companhia de Tráfego e da Guarda Municipal e os reboques estarão disponíveis 24 horas por dia. Mas não temos como evitar problemas em um evento desse porte", disse o diretor de operações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Joaquim Dinis. Segundo ele, o evento é diferenciado pelo número de chefes de Estado. "Na Olímpiada de Londres, por exemplo, não são mais de 40 chefes".

Trajetos que devem ser evitados

De acordo com o Batalhão de Guardas do Exército, todos os chefes de Estado serão acompanhados por um comboio de agentes desde o aeroporto do Galeão, até os hotéis, incluindo também os deslocamentos até o Riocentro, onde ocorre a conferência.

Por isso, a recomendação da prefeitura é evitar deslocamento na rota aeroporto-zona sul (Galeão/Linha Vermelha/Gasômetro/Perimetral/Aterro/Orla da zona sul) e na rota zona sul-Riocentro (orla da zona sul/avenida Niemeyer/Estrada da Gávea, avenida Américas/avenida Salvador Allende).

Alterações no trânsito

- Faixa exclusiva na Linha Vermelha: entre às 5h de terça-feira, dia 19, e às 21h de quarta, dia 20, uma das faixas da via será segregada para utilização exclusiva dos comboios no sentido Centro. No dia 22, último dia do evento, será segregada uma faixa no sentido Galeão para trânsito dos comboios.

Cancelamento de reversíveis: no dia 19 de junho não será implantada a reversível da orla da zona sul. Neste dia, permanecem as reversíveis da avenida Niemeyer e do Joá. De 20 a 22, todas as reversíveis da cidade não serão implantadas.

Regime Especial na avenida Niemeyer:Com o objetivo de permitir o deslocamento dos comboios até o Riocentro, a avenida funcionará apenas com um sentido de tráfego nos seguintes dias e horários: dia 20 (das 13 às 16h no sentido São Conrado; das 19h às 22h no sentido Leblon); dia 21 (das 8h às 12 - sentido São Conrado; das 15h às 20h - sentido Leblon); e dia 22 (das 8h às 12 - sentido São Conrado; das 15h às 20h - sentido Leblon). Nos demais horários, o funcionamento será em mão dupla.

Entorno do Riocentro: no dia 20, para o deslocamento dos chefes de Estado do Riocentro até a Arena da Barra, serão interditadas a avenida Salvador Allende (em ambos os sentidos, no trecho entre o primeiro retorno após a avenida das Américas até a Estrada dos Bandeirantes) e na avenida Embaixador Abelardo Bueno (em ambos os sentidos, entre a Salvador Allende e a Estrada Coronel Pedro Correa). Nos dois casos, o acesso será exclusivo para moradores, que devem apresentar um comprovante de residência.

Rio+20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 13 a 22 de junho e deverá contribuir para a definição da agenda de discussões e ações sobre o meio ambiente nas próximas décadas, com foco principal na economia verde e na erradicação da pobreza.

Assim chamada por marcar os 20 anos da realização da Eco92, a Rio+20 é composta por três momentos. De 13 a 15 de junho, representantes governamentais discutirão os documentos que posteriormente serão convencionados na Conferência. Entre 16 e 19, serão programados eventos com a sociedade civil. Já de 20 a 22 ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos chefes de Estado e de governo dos países-membros das Nações Unidas.

Apesar dos esforços do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, vários líderes mundiais estarão ausentes, incluindo o presidente americano Barack Obama. Do lado europeu, ficam de fora a chanceler alemã Angela Merkel e o primeiro ministro britânico David Cameron. Para garantir a presença de países africanos e caribenhos, o Itamaraty, o Ministério da Defesa e a Embraer trarão as delegações de 10 deles.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade