PUBLICIDADE

Rio+20: após cancelamento europeu, hotéis vão reduzir preços

11 mai 2012 - 20h31
Compartilhar
Luciana Cobucci
Direto de Brasília

Após o cancelamento da vinda de 11 representantes do Parlamento Europeu para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que alegaram que o preços dos hotéis estava muito caro, o governo deu um ultimato à rede hoteleira do Rio de Janeiro para que reduzisse o valor das diárias. Em reunião que durou toda a tarde desta sexta-feira, representantes do setor hoteleiro se comprometeram a baixar os preços em, pelo menos, 20%. A redução valerá também para aquelas delegações que já fecharam pacotes para o evento.

Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, a proposta será formalizada ainda hoje pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) e pela empresa contratada pelo Itamaraty para intermediar a compra de pacotes pelas delegações estrangeiras. No entanto, o valor final da redução só sairá na próxima segunda-feira, após nova reunião no Palácio do Planalto. De acordo com Dino, as diárias para o evento no Rio de Janeiro variam entre R$ 500 e R$ 1,8 mil.

"Acreditamos que o alinhamento de preços é importante para a imagem do País e para o crescimento do turismo no Brasil. No mundo todo, quando ocorre um evento, há aumento de preços, pela lei oferta e procura. O governo não pretende revogar a lei da oferta e da procura. O que estamos fazendo é um apelo para a indústria hoteleira para que mesmo diante do aquecimento da demanda pratique preços mais compatíveis com o mercado dos eventos. Não podemos comparar diárias de período normal com diárias do período de um evento que envolve 150 países", afirmou o presidente da Embratur.

A obrigatoriedade de contratar um pacote com, no mínimo, sete diárias também será revogada, segundo Dino. Com as mudanças, o presidente da Embratur espera convencer delegações que cancelaram a vinda ao evento por causa dos altos preços das diárias. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) também cancelou a ida de parlamentares ao evento em decorrência dos "preços abusivos" cobrados pela rede hoteleira do Rio.

"Vamos fazer contato com esses casos de que houve cancelamento por preço e vamos mostrar que houve avanço, trabalhamos com a ideia da reversão. O governo agiu no momento certo para evitar um efeito multiplicador, que poderia comprometer o sucesso da conferência ou a imagem do País. Houve cancelamentos, mas foi algo pontual", destacou.

Além de Dino e de representantes da ABIH-RJ, participaram da reunião de hoje o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Rio+20

A Rio+20 vai ocorrer no Rio de Janeiro entre 20 e 22 de junho, em comemoração ao 20º aniversário da Eco 92. A expectativa é reunir governantes que se comprometam com o desenvolvimento sustentável. Os dois temas da conferência serão "uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza" e "o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável".

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade