PUBLICIDADE

Recuperado no México veículo roubado com material altamente tóxico

15 abr 2015 - 10h24
(atualizado às 10h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades do México conseguiram recuperar um caminhão que havia sido roubado em Puebla (centro) enquanto transportava paraformaldeído, um material altamente inflamável e tóxico, informou na noite de terça-feira uma fonte oficial.

"O veículo e a substância química ficaram a disposição do agente do Ministério Público" e foi iniciada uma averiguação "a fim de localizar os prováveis responsáveis pelo ilícito", informou a procuradoria de Puebla em um comunicado.

O veículo havia sido roubado na sexta-feira passada por homens armados no município de Cuautlancingo, enquanto se deslocava por uma estrada desde o porto de Veracruz (leste) à Cidade do México.

Segundo meios de comunicação locais, o caminhão ia carregado com 20 toneladas de paraformaldeído, e as autoridades emitiram um alerta nos estados vizinhos para rastrear o veículo.

O paraformaldeído é um químico com o qual são fabricadas resinas utilizadas frequentemente na indústria têxtil e de móveis. Além de ser altamente inflamável, provoca uma grave irritação nos olhos, nas vias respiratórias e na pele se não for manipulado com máscara, roupa hermética e luvas.

Em fevereiro, as autoridades conseguiram recuperar em Hidalgo três caminhões que haviam sido roubados com material radioativo para uso industrial. Outros incidentes similares ocorreram em julho de 2014 e dezembro de 2013, e em todos eles foi determinado que os ladrões buscavam roubar apenas os veículos e que ignoravam a periculosidade da carga.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade